Salvador contabiliza 293 mortes em apenas quatro meses

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

De acordo com matéria circulada na edição do jornal A Tarde desta quarta-feira (09/06/2010) revela que em quatro meses, a cidade de Salvador registrou 293 mortes durante os finais de semana. Segundo aponta o levantamento foi feito com base em relatórios do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), foram registrados 162 homicídios nos domingos e 131 nos sábados entre fevereiro a maio deste ano. Os dias de finais de semana são os mais violentos na capital baiana e região, seguidos das terças-feiras que registraram 103 mortes.

A matéria assinada por George Brito traz o exemplo do ajudante prático Renilton Ramos Miranda, 30 anos, que foi assassinado no último sábado (05) enquanto bebia com amigos no bairro de São Marcos. Segundo a reportagem, um vizinho não teria gostado das brincadeiras de Renilton e disparou quatro tiros contra a vítima.

Os irmãos da vítima só puderam registrar a queixa no prédio da Polícia Civil, na Piedade, único local que está registrando ocorrências desde a greve da Policia Civil, iniciada em 19 de maio. O crime deverá ser investigado pela 10ª CP (Delegacia do Pau da Lima).

A reportagem traz ainda depoimento do secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, considerando que os altos registros de criminalidade nos finais de semana têm motivação “variada” e estão ligados ao tráfico de drogas. No entanto, especialistas em segurança pública enumeram outras causas como o consumo de bebidas alcoólicas e a falta de trabalho.

Enquanto na Bahia o índice de homicídios só faz aumentar, em Pernambuco, ações públicas, como o programa Pacto Pela Vida, reduzira em 14% o número de homicídios de janeiro a maio deste não em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com divulgação feita pela imprensa baiana,o governo tem apostado em policiamento ostensivo mais intensivo, mas até gora não obteve resultados nos crimes contra a vida. Em 2007, na capital foram 1.333 mortes; em 2008, 1.733; ano passado, 1.732. Esse ano, até maio, já são 744 assassinatos na Grande Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123008 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.