Reportagens brasileiras na semifinal do prêmio da Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano, criada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, divulgou as 28 reportagenssemifinalistas da categoria texto do Prêmio Novo Jornalismo. Dois trabalhos brasileiros estão na lista.

Um deles é o caderno especial “Cabeça de matador”, de Eduardo Machado, do Jornal do Commercio, do Recife. O repórter entrevistou pessoas que praticaram homicídios, de policiais a matadores de aluguel, para entender como funciona suas cabeças e mostrar o problema da violência em Pernambuco pela ótica dos assassinos. Eduardo Machado também é um dos editores do premiado sitePEBodyCount.

O segundo trabalho brasileiro selecionado é a série “Dossiê milícia”, do repórter Thiago do Prado Affonso, do jornal carioca O Dia. A equipe de reportagem passou três meses levantando informações sobre 43 pessoas investigadas por ligação com as milícias no Rio.

A lista inclui outra matéria que trata da violência no Brasil: “Rio de Janeiro, cidade de Deus e do diabo”, do jornalista espanhol Bernardo Gutiérrez, do jornal El País.

Reportagens da Argentina, México, Peru, Chile e Colômbia estão também entre as semifinalistas. A matéria vencedora será escolhida na próxima etapa do prêmio, que recebeu ao todo 963 inscrições.

*Com informação do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113558 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]