Protesto DIPLOMA SIM marca um ano da decisão do STF

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Na próxima quinta-feira, dia 17 de junho de 2015, 16h, na Praça da Piedade, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) promove a manifestação DIPLOMA SIM. Na data completa um ano que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. O protesto é nacional, convocado pela FENAJ e apoiado por todos os sindicatos do país.

A Comissão Especial que debate na Câmara dos Deputados a PEC do Diploma realizou audiência pública em 9 de junho para discutir o assunto. A Fenaj pediu pressa aos deputados na tramitação do projeto. O relator da PEC na Comissão, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), marcou para quarta, dia 16, uma visita à Associação Nacional dos Jornais (ANJ) para ouvir a presidente da entidade, Judith Brito, que não compareceu à audiência. No dia seguinte está prevista a ida à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

A mobilização dos jornalistas será fundamental nesse momento para pressionar os parlamentares. Boas manifestações nesse dia 17 somarão na luta pelo restabelecimento da exigência do diploma. Na Bahia, a participação ainda tem sido pequena nas atividades.

A título de informação, 15 mil não diplomadas tiraram registro de jornalista no Ministério do Trabalho, com base na decisão do STF. Você que é jornalista formado, que passou anos na Faculdade para concluir o curso, boa parte pagando mensalidade, pare para pensar na conseqüência desse número que acabou de ler.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.