Programa habitacional sorteia casas. Confira esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Programa habitacional sorteia casas

Famílias contempladas com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, participaram do sorteio de 160 imóveis, da segunda etapa do Conjunto Conceição, na manhã desta quinta-feira (17/06/2015). Durante o ato, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a inclusão no programa de 40 famílias desabrigadas pelas chuvas, que caíram no mês de abril.

Durante a reunião, os futuros moradores do condomínio, destinado a famílias com renda entre zero a três salários mínimos, também tiraram dúvidas referentes à nova moradia. Pagarão apenas uma prestação de R$ 57,00 para usufruir toda estrutura, inclusive com área de lazer, já que os valores são subsidiados pelos governos.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da iniciativa. “Temos que primeiro acreditar em Deus, depois nos homens. Com certeza, hoje vocês estão realizando um sonho, pois não tem nada que dignifique mais uma família do que a casa própria para morar”, frisou, ao alertar às pessoas que os imóveis não podem ser vendidos e nem mesmo alugados.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Magno Felzemburgh, ressaltou que os imóveis contemplam famílias selecionadas criteriosamente. “É um programa que visa resgatar a cidadania. E esperamos entregar outras mais de duas mil moradias deste programa”, anunciou.

Representando a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícios Pacheco lembrou que a habitação própria é o maior sonho dos brasileiros. “Ter seu canto para morar, é dignidade para todos. A Caixa Econômica sozinha não realizaria este sonho de vocês, pois é claro que contamos com apoio do Governo Municipal pela Secretaria de Habitação, do Governo Federal, de cartórios”, observou.

Os imóveis serão entregues até final deste mês. Fazem parte da segunda etapa do Conjunto Conceição, do qual já foram entregues outras cerca de 400 moradias.

Médicos aprovam iniciativa do Proar

Médicos da rede básica de saúde do município participaram, na tarde desta quarta-feira (16), da “Atualização em Asma na Atenção Básica”, promovida pelo Programa de Asma e Rinite Alérgica (ProAr). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com palestras sobre a doença.

A pneumologista pediátrica Heli Brandão ministrou uma palestra sobre a “Padronização do Fluxograma de Atendimento Asmático no ProAr”. Já o pneumologista Ivan Silva, coordenador do Programa, falou sobre “O Tratamento e Controle da Asma”, além de apresentar as mais recentes diretrizes brasileiras para o manejo da doença.

Além das palestras, o evento contou com uma oficina sobre “Terapia Inalatória da Asma e Rinite”, ministrada pela enfermeira Lorena Maffra, representante da organização não-governamental e internacional “Iniciativa Global Contra a Asma no Brasil”.

Ao fim de cada apresentação, os médicos presentes debateram sobre a doença com os palestrantes. Entre os assuntos discutidos estão a utilização correta dos medicamentos contra a doença, orientações que devem ser feitas aos pacientes e os diferentes tipos e estágios da asma.

Hilarião Filho, médico do Programa Saúde da Família II do Conjunto Feira VII, avaliou positivamente o evento. “Isso permite que haja uma evolução no atendimento que fazemos à população”, ressalta.

A médica Dana Vogt, que atua na Unidade de Saúde Familiar (USF) do bairro Gabriela II, também aprovou a iniciativa do ProAr. “É importante haver essa educação continuada. As palestras nos ajudam a facilitar a identificação e filtragem dos casos e isso contribui positivamente no controle da doença, além de evitar a sobrecarga de pacientes no centro de referência, encaminhando para lá apenas os casos mais graves”, destacou.

Moradores de distrito valorizados

Os moradores do distrito de Maria Quitéria participaram da gravação do comercial de televisão, que apresenta o “Arraiá de Feira”. A valorização do morador local demonstra o fortalecimento da tradição do distrito.

O comercial foi gravado na segunda-feira (7), em uma vila no distrito de Maria Quitéria. A agência ArteCapital, responsável pela produção do material, fez a seleção dos figurantes que participaram da gravação.

“O objetivo foi tornar os moradores parte integrante dos festejos, incluindo-os na gravação e mostrando como eles se comportam durante o São João e o São Pedro dos distritos, com as famílias nas portas, os casais de namorados e as quadrilhas”, explica Mariana Falcão Porto, da agência ArteCapital.

Mais de 100 pessoas, entre figurantes e profissionais, participaram da gravação. Porém, Mariana Falcão conta que mais de 300 pessoas acompanharam a filmagem no local, criando o envolvimento de toda a comunidade.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos, contribuiu com a gravação, oferecendo uma melhor infra-estrutura.

O comercial do “Arraiá de Feira” começa a ser exibido na noite de quarta-feira (17).

Audiência do Gabinete de Gestão Integrada

Membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) estão convocados a participar de reunião, na quarta-feira (30), às 9 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, na Estação Nova.

O objetivo do encontro é desenvolver e planejar ações sociais e preventivas para consolidação do Programa Nacional de Segurança Com Cidadania (Pronasci), no enfrentamento da violência em Feira de Santana.

Também proporcionar debate nos grupos temáticos constituídos para suporte das políticas públicas voltadas para o Pronasci no município.

A convocação é do prefeito e coordenador geral do Gabinete de Gestão, Tarcízio Pimenta, e foi publicada nesta quinta-feira (17), em jornais de circulação local. A chamada estende-se às representações das instituições federais e estaduais.

Trabalhadores rurais no Arraiá do Comércio

Produtores de praticamente todos os distritos de Feira de Santana estão participando do “Arraiá do Comércio 2010” para comercializarem comidas e bebidas típicas do São João e ganharem uma renda extra. Localidades como Matinha, Jaíba, Bonfim de Feira e bairros mais distantes como Lagoa Salgada marcam presença no evento.

A lavradora Olga Santos, 54 anos, sai todos os dias do povoado de Candeal I, em Jaíba, para vender sua produção. Em casa, ela e sua filha produziram licor de diversos sabores com dois meses de antecedência para vender nos festejos juninos.

“Fazemos licor de jenipapo, chocolate, cajá, tamarindo, amendoim e de outros sabores, e ainda recebemos encomenda porque coloco meu telefone no rótulo da garrafa”, conta.

Também lavradora, Apolinária das Virgens Oliveira, 61 anos, se desloca da Matinha diariamente com diferentes comidas típicas. Além do licor, ela vende bolo, beijú, amendoim, canjica e pamonha.

“Eu e minha filha produzimos tudo em casa e vendemos desde o primeiro “Arraiá do Comércio”. As vendas estão muito boas”, comenta.

O “Arraiá do Comércio” também é uma boa oportunidade de vendas para a comerciante Antônia Dias, 53 anos. Ela reside na Lagoa Salgada e não perde uma só edição do festejo, desde que tomou conhecimento do evento e pôde participar.

“Aproveito para vender cocada, bolachinha de goma, doce de jenipapo, bolo e licor. É a segunda vez que participo e quero vir em todos os próximos anos”, declara.

O evento é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e o Sindicato do Comércio. O “Arraiá do Comércio 2010” conta com a participação de 81 famílias rurais e acontece até esta quinta-feira (17).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111078 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]