Presidente Lula visita a Bahia, para participar da reinauguração do Palácio Rio Branco, a convite de Wagner

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Considerado pelo seu valor histórico e por ser um velho palco das decisões político- administrativas do Estado, o Palácio Rio Branco reabrirá as portas no próximo dia 10, às 16h. Presente ao evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi convidado pelo governador Jaques Wagner (PT) para estar na reinauguração do espaço, que deve trazer de volta ao Centro da cidade às movimentações políticas do Estado. Durante a estada do ilustre convidado, na capital baiana, em sua agenda consta ainda a assinatura de acordos de cooperação técnica para a revitalização do Centro Histórico, anúncio de ordens de serviços para saneamento básico e programa Minha Casa, Minha Vida. O presidente na oportunidade visitará Lauro de Freitas, onde inaugura obras de infraestrutura e construção de conjuntos habitacionais.

Considerada como a primeira sede do governo no Brasil, a história do Rio Branco tem início nos idos de 1549, com a fundação da cidade pelo governador-geral Thomé de Souza. Localizado na Praça Municipal, o Palácio deve finalmente voltar à sua finalidade original nos próximos dias. O governador Jaques Wagner já confirmou, através de sua assessoria de Comunicação, que irá expedir demandas no espaço. Ação considerada por ele, como uma maneira de “manter vivo” o palácio e de “dinamizar” a revitalização do local, que é de suma importância para a história do povo baiano.

A tradição do Palácio Rio Branco começou com o governador geral Thomé de Souza, quando ele construiu a primeira Casa do Governo, em formato de taipa e barro. Mais tarde foi edificada no local uma torre de pedra pelo governador Mém de Sá, destruída em 1624 com uma invasão promovida pelos holandeses.

De acordo com historiadores, o anseio de Wagner em usar o palácio, além de reacender a função original do local, perdida no ano de 1979 com a transferência da sede do governo para o Centro Administrativo da Bahia, traz de volta a valorização do centro como arena de encontros e fatos políticos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107999 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]