Presidente da Câmara anuncia seus candidatos para as eleições de 2010. Confira outras notícias da CMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Presidente da Câmara anuncia seus candidatos para as eleições de 2010

O presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), hoje (01/06/2015), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, anunciou a chapa que irá apoiar para as eleições deste ano. Segundo o edil, os candidatos são os seguintes: José Serra (presidente da República), Paulo Souto (governador), José Ronaldo (senador), Marcos Medrado (deputado federal) e Graça Pimenta (deputada estadual).

Antônio Carlos Passos Ataíde justificou a escolha de seus candidatos com base na orientação partidária do Democratas e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Quanto ao candidato Marcos Medrado, o vereador disse que o político assumiu o compromisso com ele de indicar uma emenda para o orçamento da União, deste ano, no valor 1 milhão de reais, para a pavimentação asfáltica de seis ruas no bairro Irmã Dulce.

O vereador informou que após os serviços de esgotamento sanitário da Embasa, no bairro Irmã Dulce, as ruas Paraguaçu, Rio Pajeú, Rio Tapajós, Rio de Contas, Rio Itapemirim e Juruá ficaram danificadas, gerando dificuldades de tráfego.

Na oportunidade, ele disse também que conseguiu, com Marcos Medrado, 20 computadores para a Associação do Bairro Capuchinhos, para oferecer cursos profissionalizantes à comunidade.

Segurança Pública volta a ser criticada por Lulinha

O vereador Luiz Augusto – Lulinha – (DEM), hoje (01), durante discurso na Câmara Municipal, enfatizando os números da violência, teceu críticas a Segurança Pública do Estado. Segundo o edil, o alto índice de violência registrado na Bahia, já ultrapassa a soma dos números da violência do Rio de Janeiro e São Paulo, em termos de quantidade de habitantes.

“Nos últimos anos, somando o número de homicídios do Rio de Janeiro e São Paulo equivale 71%, por sua vez, a Bahia atingiu 74,5%. Enquanto os outros estados diminuíram o número de assassinatos a Bahia aumentou”, afirmou Lulinha.

Em seguida, o vereador salientou os números de homicídios registrados em Feira de Santana, citando dados da matéria do site Acorda Cidade, cujo título: “Maio de 2010 é o mais violento dos últimos cinco anos”.

De acordo com a matéria, no mês de maio aconteceram 44 homicídios e quatro mortes em confronto com as polícias civis e militares, em 31 dias, dentre os quais sete vítimas eram menores de 18 anos. Duas mulheres foram assassinadas, uma pessoa foi morta com pedrada e outra com paulada. Houve dois latrocínios, onde uma das vítimas foi morta a tiros no bairro Campo Limpo e a outra foi asfixiada no bairro Sobradinho. No total são 199 mortes em 2010.

“Em Feira de Santana são quase 200 assassinatos, em apenas 5 meses. Isso nunca aconteceu na Bahia. O Governo do Estado investiu 26,5 milhões do orçamento em Segurança Pública e 213 milhões em publicidade e propaganda”, reclama Lulinha.

Em aparte, o vereador Roque Pereira (PT do B) comparou as estatísticas do ano de 2006 (gestão do então governador Paulo Souto) com as informações atuais. “Maio de 2006 houve 6 homicídios, enquanto que maio de 2010, 44 assassinatos”.

Está sob suspeita empresa selecionada para gerir o futuro Hospital da Criança

A empresa selecionada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, para gerir o Hospital da Criança, que está sendo construído em Feira de Santana, está sob suspeitas de irregularidades. O vereador Getúlio Barbosa, que é médico e está preocupado com a situação, fez um protesto, na sessão de ontem (31) da Câmara Municipal.

Conforme o vereador, com base em divulgação pelo Blog do Velame, no fim de semana, a Cadesp, empresa vencedora de processo licitatório, não tem nem mesmo endereço fixo. “O local informado como sede da empresa pertence a uma família, que reside no endereço mencionado há muitos anos”.

“Estranhamente, a escolhida foi essa tal Cadesp, de São Paulo, para gerir o Hospital da Criança”, disse ele. Duas empresas pediram impugnação do processo licitatório. “Em abril deste ano, o secretário de Saúde, Jorge Solla, que parece ter muita fome de angariar recursos para o PT, indeferiu os pedidos”, observa Getúlio.

O vereador lembra que O Blog do Velame publicou que a empresa é fantasma. Além do fato de que no imóvel que seria sede da empresa reside uma família há muitos anos, seu alvará foi obtido em Jacupiranga, São Paulo.

A empresa terá a responsabilidade de administrar R$ 83 milhões. “Estão ajeitando. Mas a verdade vem à tona: o PT gosta muito é de boquinha e falar mal dos outros. Na prática, dá a uma empresa fantasma a gestão de tanto dinheiro. Espero que arrumem uma boa desculpa. O Ministério Público está apurando. E o próprio Solla deve ser investigado por dispensar tantas licitações. Aparelham o Estado da maneira que bem entendem”.

Aprovado requerimento para realização de sessões extraordinárias na quarta-feira

Sob o protesto dos vereadores de oposição, a Câmara aprovou nesta terça-feira (01) requerimento subscrito pela bancada governista pedindo autorização para que sejam realizadas, amanhã, duas sessões extraordinárias, após os trabalhos ordinários do dia. O objetivo das sessões, solicitadas pelo Poder Executivo, é a apreciação de um projeto de lei, em regime de urgência, que propõe um reajuste extra para os professores da rede municipal de ensino, da ordem de 1,69%.

O Governo Municipal já havia concedido, através de projeto de lei, 4,31% para todo o funcionalismo. O complemento é exclusivamente para a categoria dos professores, que se encontra em greve há um mês.

O Vereador Marialvo Barreto não assinou o requerimento para que sejam realizadas as duas sessões extraordinárias, nesta quarta-feira (02). Ele disse não é correto aprovar um reajuste proposto pelo Executivo enquanto professores se encontram em greve e ainda não chegaram a um entendimento quanto ao percentual.

O vereador Roberto Tourinho concordou com o raciocínio do petista. “Não faz sentido a Casa se antecipar a algo que ainda não aconteceu. Não devemos aprovar um percentual de reajuste dos professores enquanto as negociações estão sendo encaminhadas”. Para ele, a estratégia faz parte da política do Executivo, de querer atropelar a Câmara. “Com votação em regime de urgência, nem mesmo se permite emendas”.

Tourinho solicitou do vereador Marialvo, que é professor e sindicalista da área de educação, que mantenha contato com a APLB para buscar informações sobre como estão as negociações com o governo.

O vereador Ângelo Almeida disse que acompanharia a orientação do líder da bancada do PT, Marialvo Barreto. “Também não vejo propósito em que se realizem duas sessões extraordinárias para votar um reajuste que ainda é alvo de entendimentos entre a APLB e o Governo Municipal”, declarou o petista.

Projeto sobre transgênicos aprovado em 2ª votação preocupa Marialvo Barreto

O vereador Marialvo Barreto apresentou uma preocupação, na sessão desta terça-feira (01) da Câmara Municipal, a propósito do projeto de lei que proíbe, em Feira de Santana, a comercialização de organismos geneticamente modificados – denominados transgênicos. A matéria, de autoria do vereador Antônio Francisco Neto, foi aprovada em segunda e última discussão e agora vai ser submetida à apreciação do Poder Executivo, a quem compete sancionar a lei.

O projeto determina, em seu artigo 2º, que seja vedada a comercialização de produtos que contenham em sua composição substâncias provenientes de organismos geneticamente modificados (transgênicos), que tenham como finalidade alimentação humana ou animal.

A identificação desses produtos tomará por base os resultados de ensaios em órgãos competentes e de divulgação pública, prevê o parágrafo único do projeto. O não cumprimento da lei acarretará multa de 500 vezes o valor do produto comercializado, em primeira ocorrência de infração. A reincidência implicará na cassação do alvará de funcionamento da empresa.

Ao votar contrário a proposta, Marialvo justificou que, de acordo com levantamento feito por sua assessoria jurídica, o Município não teria competência para controlar a comercialização de organismos geneticamente modificados.

“Sei da intenção do autor do projeto, que é das melhores. A idéia é boa. No entanto, não seria constitucional”, disse ele. O vereador Ângelo Almeida decidiu acompanhar a opinião do líder petista e também votou contrário a segunda discussão da matéria.

Defensoria Pública em Feira de Santana deveria contar com pelo menos 30 defensores

A sede regional da Defensoria Pública, em Feira de Santana, faz um trabalho importante, possui um corpo de defensores competente, mas em número insuficiente para atender a grande demanda. A observação é do vereador David Neto, feita a partir de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, semana passada.

“Pelo que foi dito aqui, durante a audiência pública, a Defensoria está maravilhosa. Mas não é essa exatamente a situação. Passe 5 horas da manhã em frente à sede do órgão, para ver as filas. É preciso concurso público para reforçar o quadro. São apenas 10 defensores para atender a região de Feira de Santana”, diz ele.

David Neto declarou que vários advogados fazem trabalho social e assistem a pessoas carentes, fazendo às vezes de defensor público. “E isto ajuda muito a Defensoria, que não dá conta de tanta procura, pelo pequeno número de defensores. Minha esposa atende a mais de 500 processos. Há muitos outros que fazem o trabalho social, ajudando o próximo”.

Em sua opinião, a Defensoria Pública que atende à região de Feira de Santana deveria ter 30 defensores, em vez de uma dezena. “Achava antes que a carência do povo era apenas na área de saúde. Mas nos serviços jurídicos também existe grandes necessidades”, disse ele.

O vereador lembrou ainda das dificuldades que a comunidade tem para marcar um atendimento na Defensoria. “Quando alguém chega lá, em busca de uma orientação, tem que marcar para 15 ou 20 dias. É um desgaste muito grande”, afirmou David Neto.

Ribeiro destaca conduta política de João Durval no Senado

O vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM), destacou hoje (01), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, a conduta do feirense João Durval Carneiro como senador. Ele apresentou ao plenário publicação dos pronunciamentos do parlamentar no Senado Federal e o parabenizou pelo desempenho na política nacional.

“Tenho admiração pelo senador João Durval como homem público”, disse Ribeiro, lembrando que ele foi eleito prefeito de Feira de Santana na eleição em que conquistou seu primeiro mandato de vereador. Na época, João Durval não cumpriu o mandato até o final, pois se afastou para tentar a eleição de governador, conforme contou o vereador.

Enfatizando que já foi aliado político do senador, mas que hoje não é mais, o vice-líder do governo municipal disse que Feira de Santana “deve se orgulhar do homem público João Durval Carneiro”. Ribeiro lembrou que no momento em que foi premiado em Brasília, pela atuação como vereador, o senador e estava lá com sua família, prestigiando a cidade.

No mesmo pronunciamento, Ribeiro parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pelo projeto que complementa o reajuste salarial dos professores em 1,69% de aumento, perfazendo um percentual de 6%. “A iniciativa procura fazer com que os professores retornem às salas de aula para que os estudantes não tenham prejuízos no final do ano”, afirmou.

A reforma de três ambulâncias, com recursos do município, também foi citada por Ribeiro, que falou ainda da ida do prefeito Tarcízio Pimenta aos ministérios, em busca de recursos para Feira de Santana. “O prefeito trabalha sem olhar cor partidária e administra com competência, lisura e responsabilidade. Por isso o apoiamos”, destacou o vereador governista.

Vereador diz que Uefs comemora 34 anos com resgate da cultura local

A passagem dos 34 de fundação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mereceu registro do vereador Carlos Alberto Rocha – Frei Cal (PMDB), na sessão desta quarta-feira. Ele participou da solenidade comemorativa, na noite de ontem (31), no campus, quando o professor Naidson Baptista falou sobre a história da instituição.

O vereador destacou a importância da Universidade para Feira de Santana e região, principalmente pela incorporação das manifestações da cultura, a exemplo do Festival de Sanfoneiros – realizado sexta-feira passada (28) –, o bando anunciador e a caminhada folclórica. “O ato contou com a participação de um grande público”, atestou Frei Cal.

Frei Cal falou ainda sobre a mesa de debates que vai discutir, na Uefs, o Novo Núcleo Industrial x Planejamento Urbano de Feira de Santana. O vereador parabenizou a instituição de ensino pela iniciativa e afirmou que “somente desta forma, com a participação da sociedade, será possível construir uma cidade viável para todos, sem restrição”.

O vereador Marialvo Barreto também ocupou a tribuna e reforçou o convite para o evento que acontece no próximo dia 8, a partir das 8h30 e conclamou os vereadores a participarem do evento. Para o petista, é importante que a Universidade promova a abertura do debate sobre a questão, o que acontece por meio do Departamento de Tecnologia.

A Bahia é um estado desgovernado, afirma Bastinho

O vereador José Sebastião – Bastinho – (PRTB), hoje (01), em seu pronunciamento na sessão legislativa, teceu duras críticas ao Governo Estadual, enfatizando o problema da violência no estado. Segundo o edil, em três anos e quatro meses de Governo Wagner, a Bahia já registrou 15 mil assassinatos. Na opinião dele, morre mais gente na Bahia do que na guerra do Iraque.

“A Bahia é um estado desgovernado. Os criminosos não respeitam nem o próprio governador. Roubaram o carro do governador Jaques Wagner e até hoje nunca encontraram o veículo. Policiais são sequestrados. Ontem, por exemplo, no Sarah Kubitschek, a tragédia foi grande. Mais um policial foi atingido pelos ladrões e até a arma dele roubaram. Um governo que investe mais de 200 milhões em propaganda e 26 milhões em Segurança Pública o resultado tem que ser, infelizmente, essa tragédia de homicídios no estado da Bahia”, reclamou Bastinho.

Frei Cal reclama de rampas mal projetadas para cadeirantes em Feira de Santana

O vereador Carlos Alberto – Frei Cal – (PMDB), na sessão legislativa desta terça-feira (01), afirmou que o Governo Municipal tem construído rampas, em alguns pontos da cidade, que dificultam a acesso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Como exemplo, Frei Cal demonstrou, mediante fotografias, duas rampas localizadas na Avenida João Durval, próximo ao Boulevard Shopping, no bairro Caseb, que, segundo ele, oferecem dificuldades, sobretudo, aos cadeirantes.

“No trecho da Avenida João Durval, mas precisamente no cruzamento do shopping, as duas rampas dão acesso à grama. Ai eu pergunto: como é que uma pessoa que está numa cadeira de rodas vai conseguir se locomover por cima da grama? Olha a situação desse serviço feito pela Prefeitura. Eu não entendo como uma pessoa faz um serviço desse e não percebe que está errado”, reclamou o vereador.

Ronny critica atitudes agressivas contra funcionários das policlínicas

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny – (PMN), hoje (01), em seu discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal, reclamou da insuficiência de policiamento nas policlínicas de Feira de Santana. Segundo o edil, o quesito segurança é uma das maiores reclamações dos funcionários que trabalham nas unidades de saúde do Município.

“A cada dia que passa, aumentam as queixas contra pessoas que chegam e maltratam os funcionários das policlínicas de Feira de Santana. Em virtude de as policlínicas fazerem parte da iniciativa pública, alguns indivíduos acham que tem direito de serem atendidos imediatamente, atitude esta que vem causando muitos transtornos”, afirmou Ronny.

Na oportunidade, o vereador teceu elogios a Secretária Municipal de Saúde, que, recentemente, através de reunião com Mizael Freitas de Santana, secretário Municipal de Prevenção à Violência, buscou uma possível solução para o problema. De acordo com Ronny, ficou decidido que cada policlínica terá um guarda municipal no período noturno e, durante os finais de semana, a Segurança Pública do Município atuará 24 horas nas unidades de saúde.

Líder parabeniza prefeito e afirma que não tem candidatos para o Senado Federal e Governo Estadual

O líder da bancada governista, vereador Ewerton Carneiro – Tom – (PTN), hoje (01), durante seu pronunciamento na Casa da Cidadania, teceu elogios a administração de Tarcízio Pimenta, enfatizando as obras e as viagens que o prefeito tem feito, com o propósito de trazer recursos para o município de Feira de Santana.

“Vejo a preocupação do Governo Municipal com o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito não está olhando siglas partidárias, em vista disso, parabenizo sua atitude”, declarou Tom, dando ênfase à viagem de Tarcízio Pimenta à Brasília, onde, juntamente com o deputado federal Colbert Martins Filho, visando buscar mais recursos para a cidade, em três ministérios.

Na oportunidade, o vereador disse que, nas eleições deste ano, não tem candidatos para o Senado Federal e nem para o Governo do Estado. “É um direito que eu tenho, como homem público. Fui eleito com muita dificuldade. Vale salientar que eu estou falando aqui como Tom, vereador Tom e não como líder do governo. É minha posição. Eu preciso ser respeitado, tratado bem. Não tenho aqui o meu corpo preso a ninguém. Sei das minhas dificuldades, em vista disso, não vou estar aqui contando histórias, balelas, com o meu coração doendo e magoado pra agradar A ou a B”, declarou o líder da bancada governista.

Ailton Mô parabeniza a SMTT

O vereador Ailton Araújo Rios – Ailton Mô – (PSDB), hoje (01), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, parabenizou a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pelas intervenções que o órgão vem fazendo em algumas vias públicas de Feira de Santana, com a finalidade de disciplinar o tráfego de veículos.

“A SMTT está instalando ali no Sobradinho, naquela bifurcação, próximo ao posto de gasolina e ao Bar Fluminense, um semáforo de três tempos, para resolver aquele problema crônico que existe naquela localidade. A SMTT também está desenvolvendo intervenção próximo ao Largo do Marajó. Considero que essa ação vai ajudar a desafogar o trânsito nas imediações da Matriz, do Feiraguai e do Posto Brasinha. Por conta disso, quero parabenizar o secretário Flailton Frankles por essas intervenções de grande relevância para o trânsito de Feira de Santana”, declarou Ailton Mô.

Na oportunidade, ele disse que fez indicações, solicitando melhorias para o trânsito de algumas vias públicas do município. Ailton Mô alertou sobre o cruzamento da Rua Boticário Moncorvo com a Rua Barão de Cotegipe. Segundo o vereador, nessa região os engarrafamentos são constantes e o risco de acidente é muito eminente. Em seguida, o edil citou o retorno da Avenida José Falcão, próximo ao Supermercado J Santos, como um dos problemas de trânsito que precisa ser estudado e, posteriormente, resolvido.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]