Prefeitura funciona até às 13h30 nesta segunda, CDMI passa por reformas. Confira estas e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Prefeitura funciona em horário especial

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana vai funcionar nesta segunda-feira (28/06/2010) em horário diferenciado, em virtude do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010. O expediente nas repartições não sujeitas a regime de plantão será das 7h30 às 13h30.

O expediente, em regime de compensação, está previsto no Decreto Municipal 8.001 de 17 de maio, autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta. O artigo 2º do Decreto, autoriza alteração no expediente nas datas em que houver jogos da Seleção Brasileira.

A compensação do período não trabalhado será realizada mediante acréscimo de uma hora na jornada normal de trabalho, nos dias já previamente determinados pelo mesmo Decreto.

A previsão contida no artigo não se aplica às atividades desenvolvidas em serviços públicos essenciais, cuja prestação não admita interrupções.

Feira com grande volume de obras

Investimentos nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde, lazer, inclusão digital e diversas outras áreas, em andamento tanto na zona urbana quanto rural, estão transformando Feira de Santana num grande canteiro de obras. As frentes de serviço injetam recursos financeiros na cidade e também geram inúmeros postos de emprego e renda.

Na zona rural, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a Prefeitura de Feira de Santana está realizando a recuperação de todas as estradas, já tendo atingido mais de 70% dos serviços. Também está recuperando as ruas Heráclito de Carvalho e Amaralina, vias de acesso ao bairro Campo do Gado Novo. Estas intervenções fazem parte das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal visando a recuperação dos estragos na cidade provocados pelas chuvas que caíram durante o mês de abril.

Também está sendo feita operação tapa-buraco em toda a cidade, já tendo contemplado mais de 70% das vias públicas. As ações ainda englobam a desobstrução dos canais de macro-drenagem, já em fase de conclusão, conforme ressalta José Pinheiro.

Ações emergenciais ainda resultam em auxílio para a recuperação de dezenas de casas danificadas pelas chuvas que caíram em abril e deixaram várias famílias desabrigadas. As vítimas receberam materiais de construção.

Em alguns pontos da cidade, como no bairro Jussara, a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, está desenvolvendo programa habitacional para famílias carentes, com fornecimento de material de construção e lotes para construção da casa própria.

Enquanto isso, estão sendo executadas obras de pavimentação da rua Olney São Paulo, ligando o Anel de Contorno ao bairro Aviário; pavimentação também em diversas ruas da Expansão do Feira IX e ainda de rua no entorno de praça na sede do distrito de Humildes.

Na área de educação, o Governo Municipal está construindo uma escola no bairro Alto do Papagaio e outra no bairro Campo Limpo. As duas unidades escolares possui padrão moderno, inclusive com ampla área de lazer e quadra esportiva, ampliando a oferta de vagas na rede municipal, principalmente em bairros mais populosos.

Na área de saúde está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Mangabeira, com estrutura de hospital, oferecendo diversos serviços vitais para a comunidade de toda a região. As obras já estão em andamento e, após a construção do muro, agora estão sendo erguidas as paredes do prédio.

Também na área de saúde estão sendo reformadas e modernizadas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), com recursos próprios do Município. Nesta etapa, os investimentos estão voltados para a periferia e a zona rural, com intervenções concentradas no bairro Aviário.

No distrito de Maria Quitéria foram realizadas intervenções visando melhorias no PSF situado na sede. O equipamento passou por reforma geral, englobando pintura interna e externa, manutenção das instalações elétrica e hidráulica e outras melhorias, além da implantação do programa Saúde Digital.

No bairro Aviário, as intervenções estão sendo mais amplas e vão resultar na inclusão da unidade no novo padrão imprimido pela Prefeitura de Feira de Santana. As intervenções resultam em melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, pintura, recuperação de alvenaria, esquadrias de portas e janelas e também mobiliário. A unidade também será incluída no programa de Saúde Digital e passará a contar com câmeras de segurança, mesmo serviço implantado nas unidades já reformadas.

Uma praça também está sendo construída pela Prefeitura, entre as ruas Miranda e Japurá, através de parceria com a iniciativa privada. A urbanização do equipamento, visando a oferta de espaço moderno espaço de lazer para a comunidade, envolve recurso da ordem de cerca de R$ 100 mil.

Ônibus nas linhas com mais passageiros

Os 51 ônibus zero quilômetro inseridos no Sistema Integrado de Transporte (SIT) passam a ofertar serviço de qualidade, prioritariamente nos bairros mais populosos. A renovação da frota, intensificada desde o ano passado, atende determinação do Governo Municipal, reduzindo a idade média dos veículos em circulação e também garantindo a regularidade operacional.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, ressaltou o rigor na priorização de linhas para renovação da frota de ônibus da cidade. “Prioritariamente estamos colocando os novos veículos nas linhas onde ocorrem alto índice de quebra de ônibus e, conseqüentemente, falhas operacionais. Também estamos substituindo os veículos que esgotaram a vida útil”, ressaltou.

A escolha também leva em consideração o atendimento aos grandes pólos geradores de viagens. Dentre as linhas contempladas com a renovação da frota estão o George Américo, Conceição, Asa Branca e também para o Boulevard Shopping, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

A renovação da frota de ônibus, iniciada com a implantação do SIT, já resultou em redução drástica da idade média da frota de ônibus. “No início, a idade média da frota era de nove anos e hoje está em seis anos. E é uma preocupação do Governo Municipal em cobrar das empresas que exploram o serviço de transporte coletivo no município a contínua renovação da frota”, ressaltou o secretário Flailton Frankles.

Os novos veículos são dotados de equipamentos de acessibilidade. Facilitam a utilização do transporte por cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, em função da disponibilidade de elevadores eletro-hidráulicos. Além disso, também reforçam a segurança com a disposição de câmeras.

Restaurante oferece 112 mil refeições

O Restaurante Popular instalado no Centro de Abastecimento pela Prefeitura de Feira de Santana já ofertou 112 mil refeições em 56 dias úteis de funcionamento. A alimentação balanceada e de qualidade é garantida às pessoas de baixo poder aquisitivo, ao valor subsidiado de R$ 1,00, ainda com direito a sobremesa e suco.

Inaugurado no dia 1º de abril deste ano, o Restaurante Popular funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 11 às 14 horas. Diariamente, conforme a nutricionista Fabiana da Silva, são servidas duas mil refeições. “O atendimento ao público dura até chegar ao limite contratual”, frisou.

Em função dos festejos juninos, nesta quinta-feira (24), o equipamento não vai funcionar, já que é feriado. O mesmo ocorre na sexta-feira (25), em decorrência do Centro de Abastecimento somente atender ao público até às 11 horas. “Aqui só não atendemos ao público aos sábados, domingos e feriados”, destacou Fabiana da Silva.

A qualidade das refeições tem sido motivo de elogios freqüentes por parte dos clientes. “É a primeira vez que vim aqui e fiquei surpresa com a qualidade da alimentação, o conforto das instalações e o bom atendimento. Estão de parabéns com este atendimento, motivo de orgulho para quem mora aqui em Feira de Santana”, afirmou a aposentada Tereza Félix da Costa, residente à rua Coronel Freitas, 37-A, bairro Campo Limpo.

Reforma do CMDI intensificada

O atendimento médico no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine funciona normalmente, mesmo com a reforma que acontece na instituição. Para a celeridade das obras o trabalho é intensificado nos finais de semana e feriados.

Segundo Jair de Jesus, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, órgão responsável pelo CMDI, a troca do piso e manutenção nas portas do equipamento foram finalizadas. Já a recuperação de parte do telhado e as revisões elétrica e hidráulica estão em desenvolvimento.

Resta iniciar a pintura geral do prédio com aplicação de massa corrida e padronizar a fachada nas cores da bandeira do Município: verde, vermelha e branca.

“Durante a semana fazemos o que não atrapalhe as consultas e intensificamos quando a unidade está fechada. Estamos tentando adiantar ao máximo os serviços”, disse.

Após reformado, o Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem passa a integrar o Programa Saúde Digital, para proporcionar maior qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes da rede.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110000 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]