Prefeito lamenta morte de funcionário da Câmara. Leia está e outras matérias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira

O prefeito Tarcízio Pimenta lamenta a morte do Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, José Ailton de Melo, 37 anos. A morte dele ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/06/2010), após se envolver em um acidente de trânsito na BR-324.

Além de José Ailton de Melo, também estavam no carro outras duas pessoas, entre elas a mulher dele, Maria Rosilene. O acidente ocorreu por volta das 6h30, na BR-324, sentido Feira de Santana – Salvador.

José Ailton de Melo estava como chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal desde 2008. Ele exercia cargo de confiança nomeado pelo atual presidente da Casa, Antônio Carlos Passos de Ataíde.

APA atua na preservação de lago

Questão em Pedra do Cavalo é atribuição do Governo do Estado

A preservação do lago de Pedra do Cavalo, que incluiu uma faixa de dois quilômetros a partir das suas margens, é de responsabilidade do Governo do Estado, desde 1997. Para tanto, foi criada, naquela época, uma Área de Preservação Ambiental (APA), conforme lembra o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Coelho.

A APA do lago de Pedra do Cavalo foi criada pelo decreto número 6.548, de 18 de julho de 1997, assinado pelo então governador Paulo Souto, que atribui ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), antigo Centro de Recursos Ambientais (CRA), promover a elaboração do plano de manejo da área, que engloba também as margens do rio Jacuípe, ao longo de 11 municípios baianos banhados pelo manancial.

Com a criação da lei, também cabe ao IMA estimular a formação de Consórcio de Municípios para disciplinar e exercer a gestão da APA, observadas, no que couber, as disposições da Constituição Federal e da legislação específica.

A APA do lago de Pedra do Cavalo contempla os municípios de Conceição de Feira, Cachoeira, Antônio Cardoso, Santo Estevão, Governador Mangabeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Feira de Santana, Muritiba, São Félix e São Gonçalo dos Campos. Tem como limite a faixa com largura de dois mil metros, medida a partir da faixa de proteção de 100 metros, estabelecida pela resolução de número 004/85, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A medida, através de lei estadual, considera a necessidade de preservação da qualidade das águas do lago, formado pelo barramento de Pedra do Cavalo, parte integrante do sistema de abastecimento humano, dentro dos limites compatíveis principalmente com o uso doméstico e também considerando a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas de matas ciliares no entorno do lago artificial.

Com a lei, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, observa que, conseqüentemente, é atribuição do IMA interferir na questão do comércio instalado às margens do rio Jacuípe e do lago de Pedra do Cavalo. “No rio Jacuípe, o comércio já existe há cerca de 30 anos”, ressaltou.
Distribuição de kit material de construção

25 kits para famílias do Irmã Dulce nesta segunda-feira

Vinte e cinco famílias do bairro Irmã Dulce e 19 famílias do distrito de Humildes, que tiveram suas casas atingidas com os efeitos das fortes chuvas ocorridas no mês de abril, vão receber a partir desta segunda-feira (21), kits de material de construção enviados pelo Ministério da Integração Nacional. São 180 kits para distribuíção em oito localidades.

Os kits são compostos por areia, cimento, blocos, telhas, argamassa, brita e ferro e entregues pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. De acordo com o secretário Magno Felzemburgh, nesta segunda-feira, o material começa a ser distribuído para famílias do bairro Irmã Dulce e, na terça-feira (22), os kits serão entregues no distrito de Humildes.

O secretário informou que outras famílias residentes nos bairros Pedra do Descanso (20), Feira VII (15), Feira X (25), Parque Panorama (21) e Sítio Matias (20) ainda serão beneficiadas com os kits. Ele destacou a importância do esforço do prefeito Tarcízio Pimenta na busca de recursos junto ao Governo Federal para atender às famílias.

“Trata-se do compromisso do Governo Municipal ao agir rápido na captação de recursos com a finalidade de proporcionar melhores condições de vida aos seus munícipes, resgatando assim, a dignidade das pessoas”, afirma.

A distribuição de material de construção para recuperação das casas é feita de acordo com o cadastramento das famílias através da Defesa Civil. Na ocasião foi avaliada a localidade que necessitava de intervenção mais imediata para fazer frente aos problemas. O primeiro lote de material de construção já beneficiou moradores do bairro Aviário.

Começa reposição de aulas na rede municipal

Nas unidades escolares que aderiram à greve

Escolas municipais que estiveram com as atividades escolares suspensas em função da greve dos professores vão dar início à reposição das aulas ainda este mês. Com exceção das que não aderiram ao movimento, as escolas vão funcionar normalmente nesta segunda-feira (21), na terça-feira (22), bem como nos dias 28, 29 e 30 deste mês de junho e também no dia 1º de julho.

O secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, observa que neste período serão repostos seis dias de aula, de um total de 27 dias letivos de paralisação, durante 35 dias de greve corrida. Assim, restarão ainda 21 dias de greve a serem repostos.

A reposição dos seis dias de aula, a partir deste mês até o dia 1º de julho, conforme José Raimundo, faz parte de acordo definido durante reunião do Governo Municipal com a APLB/Sindicato logo após a greve. “As aulas já estão sendo realizadas normalmente. Por isso, é necessário que todos os alunos retornem imediatamente à sala de aula”, alertou.

Já a reposição dos 21 dias de aula do ano letivo será definida pelo Conselho Municipal de Educação, que deverá ser convocado pelo Governo Municipal nos próximos dias. A entidade definirá o calendário enquanto a Secretaria de Educação fiscalizará o cumprimento em todas as unidades escolares que aderiram à greve.

A reposição das aulas não será realizada nas unidades escolares que não aderiram à greve dos professores. Estas escolas seguem com o calendário letivo normalmente.

Cultura preservada no Arraiá do Comércio

Promovido pelo Sesc com apoio da Prefeitura

Além de ter funcionado como espaço para comercialização de comidas típicas do período junino e palco para diversas apresentações de trios de forró e grupos de dança, o “Arraiá do Comércio 2010” serviu, sobretudo, de ambiente para a preservação da cultura regional. Montado na praça João Barbosa de Carvalho, entre quarta-feira (9) e quinta-feira (17), o local acolheu famílias que carregam consigo tradições, passadas de geração a geração, e que nesta época do ano aproveitam para lucrar.

A comerciante Patrícia da Conceição Rosa, 30 anos, aprendeu a fazer licores com a mãe ainda na adolescência, no distrito da Matinha. Juntas, as duas prepararam a bebida que há nove anos é comercializada no “Arraiá do Comércio”. “O licor é um produto característico do São João, que não pode faltar. Se deixarmos de produzir, a festa junina perde um pouco da sua essência e de repente vão passar a beber uísque”, brinca, acrescentando que “fazemos ao mesmo tempo duas coisas, ganhamos dinheiro e ajudamos a manter a tradição”.

Para a comerciante Laurença Ferreira dos Santos, 47 anos, do distrito Governador João Durval Carneiro, que comercializou comidas típicas nos nove dias do “Arraiá do Comércio”, os ensinamentos aprendidos com a mãe têm uma importância maior.

“Tudo que aprendi foi essencial para manter viva a nossa cultura. Hoje precisamos resgatá-la e a tecnologia nos tira desse foco. Mas precisamos continuar passando para outras gerações o que foi aprendido. Não podemos deixar morrer nossa identidade cultural”, ressalta.

O “Arraiá do Comércio” foi promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sincomfs), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106782 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]