Ponto Cidadão ganha oitava unidade em Curaçá

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Curaçá, distante 553 quilômetros da capital, foi o oitavo município de pequeno e médio portes a receber uma unidade compacta de atendimento da rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O novo Ponto Cidadão, inaugurado, nesta segunda-feira (14/06/2010), pela Secretaria da Administração (Saeb), vai beneficiar diretamente os aproximadamente 35 mil habitantes e atender também algumas cidades circunvizinhas como Abaré, Chorrochó, Jaguarari e Uauá.

A população terá acesso à emissão de documentos básicos para o exercício da cidadania – carteira de identidade, carteira de trabalho, antecedentes criminais e CPF. Outros quatro Pontos Cidadãos estão em vias de inauguração, nos municípios de Santa Maria da Vitória, Itaberaba, Camamu e Serrinha, além de unidades no formato tradicional nos municípios de Irecê, Feira de Santana, Brumado e Paulo Afonso.

Nos últimos três anos, a rede foi ampliada em 11 novas unidades, considerando os oito primeiros pontos inaugurados nos municípios de pequeno e médio portes e os três novos postos instalados na capital (Pau da Lima, Pernambués e Salvador Shopping). A expectativa é que até o final do ano, a rede SAC conte com 44 postos no estado, consolidando uma expansão de 76% no número de unidades fixas em relação ao início de 2007.

O miniposto do SAC de Curaçá, localizado à Rua Coronel Militão Gonçalves Torres, no Centro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A trabalhadora rural Rosalina dos Santos, 50 anos, foi a primeira moradora de Curaçá a ser atendida no novo posto. “Tirar documento agora chegou mais perto. Tem muita gente no projeto onde eu moro sem documento”. O Ponto Cidadão é um avanço na inclusão social e territorial defendida pela reestruturação da rede SAC.

O Ponto Cidadão em Curaçá trará mais oportunidade de cidadania para a população, que, a partir da retirada de documentos, terá acesso a programas de oferta de emprego, saúde, educação e renda. Se antes os moradores precisavam percorrer 100 quilômetros até o posto SAC mais próximo, em Juazeiro, agora têm acesso à cidadania com mais conforto e menos tempo na entrega dos documentos.

Thainá Pereira, 15, estudante da Escola Municipal Manoel Novaes, sabe bem a vantagem do Ponto Cidadão em Curaçá. Nesta segunda, a adolescente retirou a primeira carteira de identidade na Bahia. O documento anterior foi retirado longe de casa, em Petrolina, Pernambuco. “O Ponto Cidadão é oportunidade. O melhor é que agora não precisamos mais viajar”. A solenidade de inauguração contou com a presença do secretario da Administração, Manoel Vitório, e do prefeito de Curaçá, Salvador Lopes.

Rede será ampliada com postos em Brumado e Conquista

O projeto para instalação do posto foi viabilizado em parceria entre a Secretaria da Administração (Saeb) e a Prefeitura Municipal, que cedeu o espaço físico, equipamentos e pessoal para instalação do ponto. A Saeb também ficou responsável pela reforma e adaptação do espaço físico, a instalação dos equipamentos de informática e a implantação da rede, o mobiliário e a capacitação do pessoal.

Além de Curaçá, o Governo do Estado da Bahia já implantou Pontos Cidadão nos municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas, Coaraci e Maracás, que, juntos, já prestaram mais de 60 mil atendimentos à população baiana.

A previsão é de que, até o final do mês, a oferta de serviços públicos seja ampliada com a instalação do Ponto Cidadão de Serrinha, a reinauguração do Posto SAC de Vitória da Conquista e a inauguração do Posto SAC de Brumado. Atualmente, a rede SAC possui 37 unidades de atendimento, sendo 27 postos, oito Pontos Cidadãos e duas unidades móveis. O SAC Móvel estará em Curaçá até terça-feira (15), emitindo carteiras de identidade gratuitamente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.