PMFS inicia vacinação contra paralisia infantil, segunda e terça-feira tem cinema na carreta. Confira estas e outras notícias

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Vacinação contra paralisia infantil

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, participa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), que será realizada neste sábado (12/06/2010), em primeira etapa, das 8 às 17 horas. Com o slogan “Vacinou, é gol!”, a campanha é voltada para a imunização de crianças com menos de cinco anos.

Em Feira de Santana, 51.567 crianças fazem parte do público alvo da campanha. Além de disponibilizar a vacina nos 84 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) que compõem a rede municipal, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiologia, elaborou estratégias para imunizar o maior número possível de crianças.

Equipes de vacinação vão estar nos supermercados Bom Preço, localizado no Boulevard Shopping, e G. Barbosa, na rua Marechal Deodoro. Equipes volantes vão aplicar as vacinas nas crianças que estiverem nos Hospital da Criança, na Materdei, Unimed, Emec, Hospital São Matheus e Hospital Geral Clériston Andrade.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, ressalta a importância das estratégias. “Ao montar pontos estratégicos de vacinação e criar equipes volantes estamos contribuindo para que um maior número de crianças esteja protegida contra a doença no município”, salienta.

É importante que os pais ou responsáveis das crianças que já possuem o cartão de vacinação apresentem o mesmo no momento da vacina. As crianças que não possuem o cartão terão o documento emitido após receberem a primeira dose da imunização. O cartão é uma forma de registrar todo o histórico de vacinas recebidas pela criança. A vacina é oral e mesmo a criança que já recebeu a dose em outra ocasião deve participar. A segunda etapa está programada para o dia 14 de agosto.

Várias frentes de trabalho

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano permanece com várias frentes de trabalho em diferentes pontos da cidade. As ações estão sendo executadas tanto na sede quanto na zona rural.

Na manhã desta sexta-feira (11), o trabalho de recuperação de estradas da zona rural ganhou mais um reforço. Uma máquina moto-niveladora (tipo patrol), totalmente recuperada pelo Governo Municipal, foi direcionada para o distrito de Bonfim de Feira.

Outros distritos também passam por melhorias. São eles: Maria Quitéria, Matinha, Jaguara, Humildes, Tiquaruçu e Jaíba. Todos eles estão tendo suas estradas e acessos melhorados em virtudes das fortes chuvas do mês de abril.

Na sede, o Governo Municipal está atuando na limpeza de vários canais e recuperação da drenagem em diferentes bairros. O trabalho faz parte do projeto de recuperação da cidade, através de parceria com o Ministério da Integração Nacional.

De acordo com o secretário José Pinheiro, a execução das obras foi programada para um prazo de 90 dias. O Governo Municipal, segundo ele, já alcançou 30 por cento do projeto de recuperação da cidade.

“Até o final do mês de junho devemos alcançar a marca de 50 por cento de execução das obras de recuperação da cidade. Estamos trabalhando para executar todo projeto no prazo determinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta”, disse José Pinheiro.

Campo do Gado sendo revitalizado

O Complexo Matadouro Campo do Gado está sendo revitalizado visando fortalecer o comércio de gado em Feira de Santana. Nos últimos dois meses, várias intervenções tornaram o espaço mais confortável e, consequentemente, mais atraente para os pecuaristas de diversas cidades da Bahia realizarem transações comerciais.

As melhorias resultaram na recuperação de 11 torres de iluminação, tornando o espaço mais seguro à noite. No portão principal a desobstrução do acesso aos pedestres, com a relocação do comércio avulso de artefatos de couro para área coberta com toldos.

Também foram recuperados quatro sanitários, feita a manutenção geral da área externa, recuperação de canteiros verdes e limitação do acesso de cavalos e motocicletas, garantindo maior segurança aos transeuntes. “Hoje também contamos com maior apoio da Polícia Militar, que está constantemente”, ressaltou o diretor do Campo do Gado, Frank Mota da Silva.

O Campo do Gado também ganhou módulo policial com cadeiras, bebedouro e ventilador e ainda sala para a Guarda Municipal. “Sem dúvida alguma, estamos trabalhando em melhores condições aqui neste entreposto de forma que podemos realizar um melhor serviço”, atesta o sargento da PM Josenildo Santos Menezes.

O prédio recebeu pintura, manutenção nas instalações elétrica e hidráulica e redistribuição das instalações. A Adab passou a funcionar em espaço mais confortável, ao lado da administração. Outro benefício foi a implantação de boleto bancário para pagamento da taxa de comercialização de animais. “O Campo do Gado está melhorando bastante e o resultado é que os clientes estão começando a retornar para fazer negócios, o que é bom para todos nós”, destacou o comerciante Artur Diego Nery Barbosa.

Para quem comercializa artefatos em couro, a revitalização do comércio também já está sendo sentida. “O espaço está melhorando a cada dia porque todas as melhorias que solicitamos estamos sendo atendidos. O espaço está ficando mais bonito e atraindo mais pecuaristas”, destacou o comerciante de artesanato em couro Marcos Antônio Menezes dos Santos.

Frank Mota explica que já foram licitados mourões para os currais e que é pretensão do Governo Municipal construir mais 15 currais no Campo do Gado. “Também pretendemos colocar sinalização interna e ainda revitalizar o parque de vaquejada e reativar os leilões”, afirma.

Cinema em carreta na segunda e terça

A carreta do Cinetransformer Brasil, projeto da Cepar Cultural, que alia a mais alta tecnologia em exibição cinematográfica a um programa de difusão cultural inclusivo, desembarca em Feira de Santana. Na atual turnê, o projeto percorre 25 cidades. Na Bahia, os únicos municípios visitados são Salvador e Feira de Santana – onde permanecerá por dois dias, na segunda-feira (14) e na terça-feira (15), no Espaço de Cultura e Lazer Marcus Moraes.

A carroceria do veículo tem a mesma semelhança de qualquer outro caminhão enquanto roda. Mas, quando estacionado, se alarga nas laterais abrindo porta de entrada e uma escada, e se transforma em uma sala de cinema completa, com 92 assentos, som digital, ar condicionado, banheiros, máquina para pipoca e refrigerante.

Na temporada em Feira de Santana, serão exibidas cinco sessões por dia de filmes voltados, em sua maioria, para o público infanto-juvenil. Dentre eles estão: “A Era do Gelo 3”, “Up: Altas Aventuras”, “Alvin e os Esquilos 2”, “Insetos Gigantes” e “O Grilo Feliz”, este brasileiro. A última sessão será destinada ao público adulto, com a exibição do filme “X-Man”.

A entrada para assistir às sessões será gratuita, e o horário de funcionamento será das 9 às 17 horas. A temporada do Cinetransformer nesta cidade conta com o apoio logístico da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa pelo Departamento de Atividades Culturais.

Hospital da Mulher funciona normalmente

O Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher continua funcionando normalmente, mesmo com as reformas que estão sendo realizadas no local pela Prefeitura de Feira de Santana, incluindo pintura do ambulatório. O setor, fechado há mais de três anos, passa por processo de reforma com a finalidade de oferecer um ambiente cada vez melhor aos pacientes da unidade e seus acompanhantes.

Segundo Jair de Jesus, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, órgão que administra o Hospital da Mulher, a tinta utilizada no serviço será doada por uma empresa parceira. Os serviços estão sendo desenvolvidos por operários da Secretaria de Saúde.

“Vamos investir muito mais no Hospital da Mulher visando o melhor para quem busca atendimento”, disse, referindo-se às novidades, como a ampliação dos serviços na unidade de saúde.

O ambulatório dispõe de oito consultórios com sala de vacinação, guichê de atendimento, sala de curativo e outros serviços. Além disso, a Fundação pretende disponibilizar ultrassonografia e mamógrafo.

Secretário participa de Fórum Nacional

O secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Flailton Frankles, está participando da 72ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transportes Públicos de Trânsito, em Olinda, Pernambuco. O evento teve início na manhã de quinta-feira (10) e será encerrado no sábado (12).

Temas como “Mobilidade Urbana” e “Transporte Público Acessível Para Portadores de Necessidades Especiais” foram discutidos no primeiro dia do evento. O secretário ressaltou a importância do programa de acessibilidade (Pace) da Prefeitura de Feira de Santana, onde pessoas carentes e com necessidades especiais são apanhadas diariamente em suas residências e transportadas em veículos adaptados para atendimento médico e lazer.

Flailton Frankles destacou que cerca de 20 mil atendimentos foram realizados em 2009 através do programa. “A Prefeitura de Feira de Santana visa incrementar e atender cada vez mais outras pessoas que necessitam desse serviço”, destacou.

Quanto ao táxi acessível, o secretário garante que uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito irá estudar e verificar a necessidade e possibilidade da implantação deste tipo de serviço no município.

“O prefeito Tarcízio Pimenta recomendou que a Secretaria realize gestões no sentido de fazer prosperar cada vez mais o transporte e o trânsito da cidade, e o Fórum fortalece e contribui para novas experiências”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]