Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de junho de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Pintura de Brasileiro

Baiano, feirense de coração e nascido em Rui Barbosa, o artista plástico e escritor Antonio Brasileiro abriu a exposição “20 Anos de Pintura”, ontem (17/06/2010), às 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana. São mais de 40 anos dedicados às artes plásticas, mas nesta exposição, que se estende até 6 de agosto,  o artista vai mostrar os trabalhos produzidos nas últimas duas décadas.

A mostra, que  ocupa as salas do Museu Regional de Arte e a Galeria Carlo Barbosa, reúne cerca de 150 quadros, óleo sobre tela, cuja temática está fortemente ligada a figuras humanas. Antonio Brasileiro aos 13 anos já escrevia e aos 18 iniciou nas artes plásticas. Autodidata, só a partir dos 40 anos de idade, nos idos de 1980 começou a pintar profissionalmente.

Para ele, pintura e literatura estão entrelaçadas. Hoje, somente em Feira de Santana, cidade onde reside desde 1972, Brasileiro contabiliza aproximadamente 350 trabalhos distribuídos entre colecionadores, lugares públicos e instituições. O evento é uma homenagem pela posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), ocorrida na quinta-feira  (10), quando assumiu a Cadeira 21, antes ocupada por Jorge Amado e Zélia Gattai. Ele é o primeiro membro da ALB residente em uma cidade do interior baiano e   o quinto ocupante da cadeira 21. O primeiro foi o feirense, Filinto Bastos. O segundo, Fernando São Paulo, também de Feira de Santana, eleito, mas não chegou a tomar posse.  Ele tem 24 livros publicados, entre contos, poesias, ensaios e romances.

Mudanças na PM

Na quarta- feira,16,  a Polícia Militar da Bahia realizou a solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão de Polícia Militar (1°BPM) de Feira de Santana ao tenente coronel PM Martinho Antônio Nunes , que assumiu no lugar do tenente coronel PM Sérgio Luiz Baqueiro. Natural de Santa Luz, reside em Feira desde 1993 é figura bastante familiarizada com a cidade feiense.

Tecnologia

Desenvolvido pelo engenheiro de telecomunicações e pesquisador Silvino José Silva Bastos, um projeto de rastreamento de ônibus urbanos promete ser a solução para disciplinar o caótico sistema de transporte coletivo  nas grandes cidades, como Salvador. Pioneiro no Brasil, o empreendimento permitirá acompanhar, em tempo real, o deslocamento de cada um dos ônibus ao longo de todo o seu itinerário, através do registro automático da passagem do veículo por cada um dos pontos, sem o emprego de tecnologias de localização por satélite (GPS). Dentre outras ações, a tecnologia possibilitará identificar os desvios no itinerário, estimar o horário exato que o veículo chegará no ponto seguinte e detectar situações indesejadas,  como panes mecânicas e alarmes de assaltos, que poderão ser comunicados através de sinais especiais enviados pela etiqueta eletrônica instalada no ônibus.

Copa do mundo

Martine e João Veloso reuniu terça feira, em sua residência na via Alto dos Veloso, familiares e amigos mais íntimos, para numa tarde de queijos e vinhos assistirem o jogo pela Copa do  Mundo em que o resultado foi de Brasil 2 Coreia do Norte 1. Não precisa dizer de que foi uma oportunidade de excelente bate papo regado ao melhor vinho francês de uva merlot e cabernet savignon. Basta que se diga que até vuvuzela os convivas usaram  durante o prélio.

Brasil em Londres

Amigos se reuniram na terça feira, na confortável casa de Tom Larangeira e Gabriela, em Londres, para assistirem e festejarem a vitoria do Brasil sobre a Coréia do Norte. Circularam as melhores iguarias brasileiras, mesmo lá sendo Reino Unido.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3306 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.