Países precisam conhecer regras para proteção de jornalistas em conflitos

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Relator da ONU diz que falta de implementação vigorosa das regras existentes é o principal problema sobre ataques a jornalistas em zonas de guerra; Frank La Rue afirmou ser fundamental encontrar maneiras de melhorar o monitoramento dos padrões legais internacionais.

A falta de implementação vigorosa das regras existentes, da investigação efetiva de violações e da acusação dos responsáveis é o principal problema relacionado aos constantes ataques contra jornalistas no mundo.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo relator especial das Nações Unidas para a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, Frank La Rue.

Protegidos

Ele participou em Genebra de painel no Conselho de Direitos Humanos sobre a proteção de jornalistas em conflitos armados.

Na sessão, La Rue afirmou ser fundamental encontrar maneiras de melhorar o monitoramento dos padrões legais internacionais sobre o assunto. Segundo o relator, as regras precisam ser conhecidas, respeitadas e garantidas.

A situação é mais grave em países como o Afeganistão, como disse à Rádio ONU, de Paris, o responsável pelo escritório das Américas da ONG Repórteres Sem Fronteiras, Benoît Hervieu.

“Muitos exércitos e forças de intervenção estrangeiras não respeitam a resolução 1738 do Conselho de Segurança da ONU que diz que jornalistas nas zonas de combate devem ser reconhecidos como civis e, então, protegidos. O problema é que muitos Estados não sabem da resolução”, afirmou.

Comunicação

Hervieu disse ainda que muitos militares não conhecem o trabalho dos jornalistas nas áreas de combate e existem problemas de comunicação entre a imprensa e o exército nas zonas de conflito. O relator Frank La Rue sugere ações como treinamento de forças armadas, de agências de aplicação das leis e outros grupos. De acordo com ele, os Estados devem estabelecer um mecanismo de resposta urgente para a proteção de jornalistas em conflitos.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]