Confira coluna de Antônio José Larangeira de 08 de junho de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

O cabeça Sergio Carneiro

Pelo quarto ano consecutivo, e pela sexta vez em dois mandatos, o deputado federal feirense Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) foi escolhido um dos 100 Cabeças do Congresso Nacional pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A edição de 2010 é a 17ª na série histórica e mapeia as principais lideranças do Parlamento e indica os nomes que estão em ascensão nas duas Casas do Congresso – Câmara dos Deputados e Senado Federal. Sérgio Carneiro foi o único deputado de Feira de Santana selecionado pelo DIAP e também o único parlamentar do PT da Bahia. O deputado baiano disse que a escolha é resultado de um trabalho conjunto, já que “ninguém faz nada sozinho”. Também destacou o fato de seu nome não estar relacionado a nenhum escândalo, dele não responder a nenhum processo (“sou um ficha limpa”, disse) e da apresentação de projetos importantes para o Brasil, a exemplo da PEC do Divórcio, do Estatuto das Famílias, do Parto Anônimo, entre outros. Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 69 deputados e 31 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 22 nomes, e o PMDB, detentor da maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes. Além do parlamentar petista, também estão na lista de 2010 os baianos ACM Neto (DEM), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), João Almeida (PSDB), José Carlos Aleluia (DEM) e Jutahy Júnior (PSDB).

Para o setor rural

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) vai apresentar na Bahia Farm Show, que foi aberta nesta terça-feira (1º), em Luiz Eduardo Magalhães, suas principais linhas de financiamento para o setor rural. A Desenbahia e a secretaria da Agricultura integra o stand ocupado por órgãos do governo estadual. A principal linha de financiamento é o Proagro, voltado para custeio agrícola, custeio pecuário e agroindústria. Uma equipe de técnicos da Desenbahia vai atender as solicitações do agronegócio durante toda a exposição que vai até  sábado, dia 5 de junho.
Com a retomada de investimentos no Oeste da Bahia, a previsão do presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga é de realização de bons negócios, semelhante a 2009, quando a Agência de Fomento captou R$ 55 milhões durante o evento. A Desenbahia tem registrado crescimento no setor agropecuário. Só no primeiro trimestre de 2010, as aprovações de crédito para este setor cresceram 52,4% em relação ao ano passado, demonstrando o potencial de investimentos que devem ser realizados este ano.

Encontro em engenharia

A Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana,  promovem o 3º Encontro Técnico em Engenharia. O evento, previsto para  9 e 10 de junho, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional e aproximar o estudante das respectivas áreas de trabalho. No primeiro dia, das 9h30 às 12h30, serão abordados assuntos relacionados à Engenharia Civil e áreas afins. Na oportunidade o engenheiro José Luiz Souza ministrará palestra sobre o tema Tecnologias Utilizadas nas Construções de Baixa Renda pela R. Carvalho, empresa da qual é gerente de Engenharia. Em seguida, o engenheiro civil Helder Carneiro, da empresa Delta Construções, fará palestra com o tema Transposição do Rio São Francisco: Tecnologia e Projeto em Engenharia. No dia seguinte, das 16h30 às 19h30, as palestras serão direcionadas à Engenharia de Alimentos e áreas afins. A professora doutora da Elisa Teshima, da Uefs, vai abordar a Aplicação de Microorganismos na Tecnologia de Alimentos. Depois, o graduando em Engenharia de Alimentos Carlos Geilson Júnior vai tratar do tema Bombas: Funcionamento e Aplicações.

Reuniões

Após ouvir os diretores da Associação Comercial de Feira de Santana, o seu presidente Armando Sampaio resolveu manter reuniões quinzenais daquela instituição, para tratar de assuntos ligados ao comercio e a comunidade. Votaram pela sua manutenção 62 por cento dos dirigentes.

Olimpíada

Desde quarta, 144 alunos de unidades escolares da região feirense estão recebendo em solenidade no Anfiteatro do Módulo II da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, medalhas de prata, bronze e/ou menção honrosa como premiações da 5ª edição da Olimpíada de Matemática. Alunos, familiares, diretores, professores e autoridades municipais de 33 municípios da região participarão do evento. Dos alunos premiados, 49 são de escolas estaduais de Feira de Santana.
Olimpíada de Matemática é direcionada aos estudantes de escolas públicas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. É uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência Tecnologia em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (MPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Sobre Antonio José Larangeira 3063 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]