Ministro de Israel pede suspensão de investigação sobre navios

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Ehud Barak se encontrou em Nova York com o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon; ele disse que o país já está realizando investigação confiável sobre o incidente de maio.

O Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que pediu ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para suspender a investigação internacional sobre o recente incidente com navios em Gaza.

O apelo foi feito na segunda-feira, durante encontro de Ban Ki-moon com Ehud Barak, na sede das Nações Unidas, em Nova York, para discutir a situação no Oriente Médio.

Embarcações

Militares israelenses interceptaram seis embarcações que seguiam para a Faixa de Gaza em águas internacionais no final de maio. Segundo agências de notícias, a ação resultou em nove mortes de civis e deixou 30 feridos.

Em coletiva de imprensa semana passada, o Secretário-Geral da ONU lembrou que o Conselho de Segurança pediu investigação imediata, imparcial e transparente e que ele propôs um painel internacional no qual a Turquia e Israel teriam participação ativa.

Em pronunciamento a jornalistas após o encontro com Ban Ki-moon, Ehud Barak afirmou que Israel já está realizando investigação confiável sobre o caso.

Ele lembrou que o país pediu aos navios para seguirem primeiro ao porto de Ashdod e que os israelenses não podem aceitar alguém que tente entrar diretamente em Gaza.

Bloqueio

Sobre o relaxamento do bloqueio na Faixa de Gaza, o ministro lembrou que a política para a lista de materiais que entram na região inclui agora apenas os produtos proibidos, como munição e armas.

Ehud Barak afirmou que Gaza ainda é controlada pelo grupo Hamas, que acumula foguetes e mísseis para atingir civis israelenses.

Ele ressaltou que Israel não tem nada contra os 1,5 milhão de moradores da região e ressaltou que quase toda a população é formada por inocentes. O ministro disse também que nunca houve crise humanitária em Gaza e que lá não há fome.

*Com informação, da Rádio ONU em Nova York

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]