Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 19 de junho de 2010

Medalha do Mérito para D. Itamar

Por iniciativa do deputado federal Sergio Carneiro,  o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian teve seu nome aprovado para  receber  a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. É uma láurea,  para personalidades que se evidenciam nacionalmente nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira. Um dos últimos agraciados foi o vice prefeito de Salvador Edivaldo Brito, por ter sido destacado como figura  do Direito Tributário e pela sua expressiva vida pessoal.

Greve ilegal

O Governo Municipal requereu ao Poder Judiciário que considere ilegal e abusiva a greve insistentemente mantida pelos professores. A medida faz parte de um decreto baixado, no final da tarde de quarta-feira ultima (9) pelo prefeito Tarcízio Pimenta, que determina ainda a contratação temporária de professores e suspensão de todos os benefícios e vantagens da carreira da categoria, a exemplo de licença-prêmio.

Paralelamente ao decreto, o Governo Municipal lançou um edital para a contratação temporária de 150 professores, que serão remunerados com os recursos de horas extras.  A reação governamental  expressa no decreto foi ocasionada pelos prejuízos que a radicalização dos grevistas vem causando aos estudantes da rede pública municipal, que estão sem aulas há 30 dias. As reclamações dos pais têm sido cada vez mais volumosas na imprensa.

Em Mendonza

A convite oficial se encontra  em Mendoza, Argentina, o empresário  feirense Dario Mascarenhas Oliveira Filho, que foi acompanhado de sua esposa Marta e dos seus filhos Dario Neto II e Rodrigo, que também foram com suas mulheres. Lá,  uma vasta programação na terra do vinho argentino está na pauta dos visitantes.

Jantar oficial

Cristina e o vice almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, comandante do 2º.Distrito Naval foram os anfitriões, do primeiro jantar na residência oficial do Morro do Gavazza ao almirante de Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, comandante de Operações Navais. Entre os presentes o superintendente da Policia Federal na Bahia Jose Maria Fonseca  e o presidente da ABRAJET jornalista Edmundo Lemos.

O acadêmico Brasileiro

O professor de Literatura, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana, Antônio Brasileiro, tomou posse na Academia de Letras da Bahia quinta-feira (10). A solenidade foi às 20 horas, na sede da Instituição, localizada na Rua Joana Angélica, bairro Nazaré, Salvador.

Com 65 anos de idade e 24 livros publicados, Antônio Brasileiro será o primeiro escritor que mora no interior do estado a assumir uma cadeira na Academia de Letras, a mesma que foi de Jorge Amado e Zélia Gatai. O professor é o criador do grupo Hera de Poesia, uma importante referência sobre a Literatura da Bahia, também artista plástico e um dos fundadores do Projeto Chocalho de Cabra, de Feira de Santana.

O Projeto, existente desde os anos 1970, consiste na reunião de artistas em locais públicos para a produção de obras de artes, possibilitando o contato do artista com pessoas de diversas camadas sociais.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]