Mantega: emergentes foram plenamente contemplados e mercado interno no Brasil está bombando

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Toronto (Canadá) – A conclusão das rodadas de negociações do G20 (que reúne os países mais ricos e alguns emergentes) foi positiva para Brasil e outros emergentes, na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro disse que o documento final esclarece responsabilidades e compromissos, livrando os emergentes da obrigação de sustentar os demais países, se houver crises econômicas.

“Os emergentes foram plenamente contemplados”, comemorou Mantega. “Eles [os países ricos] têm de fazer a parte [que lhes cabe]. Do contrário, o ajuste fica só nas costas dos países emergentes”.

Mantega referiu-se ao item, da declaração final, que impõe a meta de que todos os países terão de associar medidas de ajuste fiscal a alternativas de estímulo ao consumo interno. Segundo ele, foi uma mensagem para o Japão, a Alemanha e a China, países que concentram boa parte da economia em exportações.

“O Brasil não tem problema de estimular o mercado interno porque já está ‘bombando’”.

De acordo com o ministro, o temor dos países emergentes era que fosse estabelecida uma meta sem incluir uma política de estímulo ao consumo. A defesa veemente dos Estados Unidos em parceria com os emergentes surtiu efeito, porém. Mantega também comemorou a inclusão do item sobre regulação do sistema financeiro.

No fim de semana, líderes mundiais reuniram-se em Toronto para as discussões do G20. As reuniões geraram vários protestos na cidade. Manifestantes das mais diversas correntes – defensores do Irã, do meio ambiente e pacifistas – promoveram momentos de tensão. Houve confrontos com a polícia.

O plano de segurança, organizado pelo governo canadense, envolveu 20 mil homens. Pelo menos 600 pessoas foram presas nos últimos dias. O Canadá gastou cerca de US$ 960 mil para promover a reunião.

*Com informação Renata Giraldi Enviada Especial

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115088 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.