Lula: Saramago engrandeceu a língua portuguesa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O presidente Lula uniu-se ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e a toda a comunidade literária mundial em pesar pela morte do escritor português José Saramago. Aos 87 anos, o autor do polêmico O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) morreu na manhã desta sexta-feira (18/06/2010), na Espanha.

Em nota de pesar divulgada há pouco, Lula declara que Saramago – único escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998 – registra seu mais determinante ponto final na condição de “um dos maiores nomes da literatura mundial”, e responsável pelo “engrandecimento do nosso idioma”.

Confira a nota de pesar assinada pelo presidente Lula:

“José Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa. De origem humilde, tornou-se autodidata e se projetou como um dos maiores nomes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Camões, distinção máxima conferida a escritores de língua portuguesa, e o Prêmio Nobel de Literatura. Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma. Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida. Neste momento de dor, quero me solidarizar, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]