Hillary visita países da América Latina para estreitar parcerias com os EUA

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Por determinação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que pretende dar mais atenção às relações com a América Latina, a secretária de Estado, Hillary Clinton, começou ontem (06/06/2010) uma série de viagens à região, que vai até quinta-feira (10). Inicialmente, Hillary visita o Peru, depois segue para o Equador, a Colômbia e Barbados. Em março, a secretária de Estado esteve no Brasil. Na ocasião visitou Brasília, o Rio de Janeiro e São Paulo.

Os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Obama divergem sobre o tratamento dispensado ao programa nuclear do Irã. O Brasil defende o diálogo e a possibilidade de os iranianos desenvolverem sua tecnologia para o uso pacífico da energia nuclear. Os norte-americanos desconfiam da produção de armas atômicas por parte dos iranianos.

O tema será discutido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ainda neste mês. Os Estados Unidos fazem campanha pela imposição de severas sanções ao Irã. Autoridades brasileiras negam que tenha ocorrido um estremecimento nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos. O chanceler Celso Amorim tem afirmado que as divergências são naturais entre as nações e que isso não interfere nas relações bilaterais nem multilaterais.

Ao passar pelo Brasil em março, Hillary defendeu o combate ao narcotráfico e o estímulo ao comércio na região, além de políticas públicas direcionadas às crianças, aos adolescentes e às mulheres.

Em entrevista coletiva concedida no Departamento de Estado norte-americano, o assessor de Hillary para o Hemisfério Sul, Arturo Valenzuela, confirmou que alguns temas polêmicos estarão na pauta das conversas da secretária. Segundo ele, Hillary participará das discussões sobre a reintegração de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA) – o país foi suspenso desde que houve o golpe de Estado, em junho de 2009.

Valenzuela disse ainda que Hillary deverá converar sobre os gastos militares para o combate ao tráfico e às guerrilhas na Colômbia. Ele negou que ela pretenda se envolver na questão sobre o domínio das Ilhas Malvinas que divide argentinos e ingleses.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]