Governo investe cerca de R$ 42 milhões em mais de 19 mil cisternas

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Governo da Bahia assinou, na manhã desta segunda-feira (28/06/2010), no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara, em Salvador, convênios com diversas entidades do semiárido da Bahia. Serão destinados mais de R$ 42,4 milhões para a construção de 18.720 cisternas destinadas ao consumo humano e 1.230 cisternas destinadas à produção agrícola, para atender a aproximadamente 94 mil pessoas em 110 municípios.

A solenidade contou com a participação do governador Jaques Wagner e as ações serão executadas pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e o Ministério do Desenvolvimento Social. Os convênios fazem parte do Projeto Água e Cidadania, voltado para a construção de cisternas e capacitação para convivência sustentável com o semiárido, que integra o Programa Água Para Todos.

“Essa ação significa a continuidade de um trabalho que já estamos fazendo há três anos em parceria com o Governo Federal. A cisterna é uma dádiva para pessoas do semiárido. Ter água para preparar suas refeições e cuidar da higiene é muito importante para essa população. O que pode parecer pouco para nós que somos da capital é muito para a região do semiárido”, comentou o governador.

O representante do Ministério de Desenvolvimento Social, Onaur Ruano, disse que a Bahia é o estado brasileiro com maior eficiência na execução do programa de construção de cisternas do Ministério. De fato, o governo estadual já implantou 45 mil cisternas nas regiões do estado mais necessitadas de água.

Para a implementação das cisternas, serão aplicadas capacitações em três níveis: com os beneficiários, no intuito de compreenderem a importância do cuidado com a água da cisterna e com o manejo da cisterna; com os pedreiros responsáveis pela execução das obras e, por fim, com os agentes comunitários de saúde, que farão uma ação pioneira de acompanhar do ponto de vista da saúde e higiene as famílias beneficiadas com as cisternas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108177 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]