Fórum Nacional de Secretários debate potencialização dos esportes

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Potencialização dos esportes e seus atletas medalhistas nos estados, com vista à preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e o fortalecimento das estruturas locais, considerando as diversidades e especificidades de seus atletas. Esses foram os assuntos discutidos na Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer realizada, nesta quarta-feira (26/2010), em Brasília.

O secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Nilton Vasconcelos, presente à reunião, disse que não se pode preparar um atleta olímpico sem ter uma estrutura adequada. “O estado da Bahia tem se destacado no boxe e em esportes aquáticos. O governo já investiu R$ 5 milhões na preparação de atletas dessas modalidades”.

Também participaram da reunião, o secretário nacional de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Laser, o diretor de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurélio Klein, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, Rogério Romero, além de gestores estaduais de todo o país.

III Conferência

Ainda em Brasília, a Bahia encaminha para a III Conferência Nacional do Esporte, que começa na quinta-feira (3) e termina domingo (6), as suas propostas de políticas públicas para construção do ‘Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos que vai projetar o Brasil entre os 10 mais’.

Entre as sugestões destacam-se o apoio à criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, por meio do envio de um projeto ao Congresso Nacional, a obrigatoriedade de se destinar 2% dos orçamentos nacional, estadual e municipal para o esporte e o lazer, e as garantias trabalhistas para atletas, treinadores e preparadores do futebol, com lastro na Agenda do Trabalho Decente.

Caberá ao coordenador estadual de Esporte, Marcos Pimentel, encaminhar as propostas formuladas por gestores, profissionais, técnicos, atletas e dirigentes esportivos, durante as 21 conferências municipais, cinco regionais e uma estadual.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]