Fórmula 1: Cinco líderes em oito etapas | Por Sérgio Tarcitano

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com oito etapas realizadas, 5 pilotos já estiveram na liderança do campeonato Mundial de Pilotos nesta temporada. Muitos atribuem esta alternância à nova pontuação em vigor que premia os 10 primeiros colocados, com o vencedor ganhando 25 pontos (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1). Realmente, com muitos pontos em jogo é fácil recuperar uma desvantagem. Para comprovar, ou contestar, a teoria do sucesso da nova pontuação, resolvi comparar os resultados obtidos este ano, com uma simulação com a pontuação antiga. Vamos lá.

O primeiro líder deste ano foi Fernando Alonso, que venceu a primeira etapa no Bahrein, e continuou líder após o GP da Austrália. Depois a liderança passou para as mãos de Massa (por uma etapa), para Jenson Button (duas etapas), Mark Webber (duas etapas), e, finalmente, após o GP do Canadá, o novo líder é Lewis Hamilton, que, se seguir a lógica anterior, dever ficar mais uma etapa na liderança. Então, com a nova pontuação, a liderança mudou de mãos 4 vezes.

Como seria na pontuação antiga? Alonso na 1ª e 2ª etapas, Massa na 3ª, Button na 4ª, Alonso novamente na 5ª, Vettel na 6ª, Webber na 7ª e Hamilton na 8ª. A liderança teria mudado de mãos 7 vezes, e o único que teria liderado por mais de uma vez seria Alonso. E sabe como estaria a classificação? Exatamente da mesma forma. A única alteração seria uma inversão entre o 12º e o 13º colocado… Então, a alternância de pilotos na liderança do campeonato não se deve a “fantástica” idéia de mudar a pontuação (que eu particularmente não gostei por estragar todas as estatísticas de pontos da história da categoria), mas pelo simples fato de estar havendo realmente uma alternância de desempenho entre as equipes, que todos nós desejávamos que tivesse acontecido faz tempo.

*Por Sérgio Tarcitano

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108628 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]