Festival de Quadrilhas Juninas da Bahia começa na sexta-feira

Começa na sexta-feira (18/07/2015), a partir das 18h, na Praça Municipal, em Salvador, o Festival de Quadrilhas do São João da Bahia. O evento, que faz parte da programação organizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, acontece também no sábado (19), bem como de 23 a 26 deste mês.

No total, 40 grupos vão se apresentar e disputar as seis primeiras colocações, que recebem prêmios entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil. O festival terá quatro dias de eliminatórias, com sete apresentações por noite, sendo que no dia 25 haverá a disputa das seis primeiras colocadas pelo título de campeã.

As quadrilhas serão avaliadas por três jurados, que vão analisar dentre outras coisas a caracterização, o ritmo e a sincronia. No dia 26 será a vez da apresentação das quadrilhas mirins com integrantes de sete a 14 anos, que também vão participar de um festival. Além do prêmio em dinheiro, a 1ª e 2ª colocadas representarão a Bahia no campeonato regional e nacional de quadrilhas juninas.

Para o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), Carlos Brito, a expectativa é que a disputa seja mais acirrada, devido ao maior número de concorrentes e ao aumento da profissionalização. “A quadrilha tem tido um crescimento muito forte, além de acompanhar a evolução, mas sem perder a tradição”, disse.

Segundo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, a previsão para os próximos anos é que o evento tenha um destaque ainda maior e ganhe mais espaço nas festas juninas, principalmente em Salvador.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]