Confira coluna de Antônio José Larangeira de 18 de junho de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Feirenses na Copa

Sob o comando de Dilson Barbosa, encontra-se desde sábado na Africa do Sul, a equipe da Ràdio Sociedade de Feira de Santana, que irá transmitir os jogos do Brasil, na Copa do Mundo. Entre os que compõem o grupo de radialistas estão Paulo José, Jorge Bianchi e Itajai Pedra Branca. A emissora feirense esteve nas Copas do Mundo  do México , da Itália , dos Estados Unidos , da França , Japão e Coréia e da Alemanha. Faz parte do grupo de 19 emissoras que conseguiram o direito de fazer a transmissão da Copa, já que os direitos são adquiridos diretamente da Rede Globo.

Juraci Dórea

Um artista que busca no meio do sertão as referências para sua obra. É esse Juraci Dórea de muitas faces que o espectador vai poder reconhecer no documentário A peleja do coração sertanejo. O trabalho produzido pelos graduandos em Jornalismo Egberto Siqueira e Rose Leal será lançado amanhã, a partir das 19 horas, no auditório da UNEF. O vídeo de quinze minutos mostra o diálogo entre a obra de Juraci Dórea e a cidade de Feira de Santana. O objetivo é compreender de que forma o feirense se comunica com a arte contemporânea do principal artista da cidade.  A ostensiva escultura em amarelo, “Caminhos de Feira de Santana”, localizada na Praça João Pedreira, é o ponto de partida para o desenvolvimento do tema.

O assunto é discutido na tela através dos depoimentos de intelectuais, jornalistas, artistas e, claro, o público anônimo. Questões como o espaço dado pela mídia à cultura local e a educação pública servem como plano de fundo para uma interessante conversa, da qual participa também o espectador. Na trilha sonora, músicas de Elomar e Fernando Lona, que dão o clima seco e vivo da obra de Juraci Dórea. O documentário é resultado do projeto de conclusão de curso e será defendido em banca examinadora sob avaliação do professor e jornalista Marcílio Costa, do professor doutor e pró-reitor de graduação da UEFS, Rubens Pereira, e do professor e fotógrafo Antônio Carlos Bastos de Magalhães.

Encontro

A Fundação Pedro Calmon/Secult através da Diretoria de Bibliotecas Públicas, promove a cada mês, o Projeto Encontro com o Escritor, na qual são convidados autores dos mais variados gêneros literários, para discorrer sobre suas carreiras literárias, mostrar suas obras e proporcionar o intercâmbio entre o escritor e os leitores. Este mês, o projeto será realizado na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Rio Vermelho, hoje, às 15h, com o jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. No encontro, o autor apresentará suas obras literárias, falará da sua carreira no mundo das letras, da descoberta da leitura e da literatura em geral. Na pauta do encontro, estarão dicas para os novos escritores, e até para os mais experientes, que ainda têm pouca visibilidade nos meios de comunicação.

Arraiá do Comercio

Com o intuito de resgatar, promover e valorizar as tradições juninas, o SESC – Serviço Social do Comércio,  em parceria com o governo municipal e o SICOMFS – Sindicato do Comércio de Feira de Santana, está realizando desde ontem se prolongando até o dia 17 de junho , uma autêntica festa de São João: o  Arraiá do Comercio 2010.

Novo Cidadão

Foi proposta concessão do titulo de “Cidadão Feirense” na Câmara Municipal de Feira de Santana para o secretário chefe de gabinete do governo municipal, o jurisconsulto e escritor Milton Brito, que é natural de Serrinha. A proposição foi  de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (PDT).

Para o chocolate 

O BNDES vai liberar 3,5 milhões de reais para a implantação de uma fábrica de chocolate no Sul da Bahia. O anuncio foi feito durante a visita do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles a Ilhéus, onde participou do II Festival de Chocolate da Bahia, encerrado neste domingo, (6). A fábrica será gerida pela Cooperativa Agroindustrial de  Cacau e Chocolate, ligada à Associação dos Produtores de Cacau. De acordo com o presidente da APC, Henrique Almeida, “a Região Cacaueira terá a primeira fábrica de chocolate com certificado de origem do mundo, agregando valor ao produto”.

Via Carlos Anibal

A via  com a aprovação da Câmara Municipal de Feira de Santana, que de agora por diante leva no nome de Carlos Anibal Erudilho vai da Br-116 ao distrito de Maria Quitéria e é completamente pavimentada. Esta coluna divulgou que a mesma seria do distrito em apreço à vila do Garapa, que não é verdade. Seria de bom alvitre que houvesse este prolongamento.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3072 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]