Feira de Saúde integra os bairros Sítio Novo e Pampalona

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Foi um dia inteiro de atividades e centenas de pessoas atendidas. Com a coordenação da professora Maria Carmo dos Santos Coutinho, titular da disciplina Estágio Supervisionado I, um grupo de seis enfermeirandos promoveu uma grande feira de saúde, quinta-feira passada (27/6/2010), contemplando moradores dos bairros Sítio Novo e Pampalona com ações em várias áreas.

A ideia de unir as unidades de saúde básica contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), coordenador pela enfermeira Taís Gonçalves Fernandes. Um aspecto interessante é que durante o evento, realizado no pátio da Escola Paroquial Cristo da Vera Cruz, na Tesoura – localidade que fica entre os dois bairros – houve atendimento normal nas UBSs.

Os participantes da Feira de Saúde contaram com atendimento médico e odontológico, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientações sobre doenças, a exemplo de hanseníase, dengue e DST Aids. O evento, que contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, teve ainda programação cultural, com show de música instrumental e apresentação de dança do ventre.

A reação dos moradores não poderia ser diferente. “Gostei muito de tudo”, resumiu o aposentado Manoel Messias Jesus, 67 anos, morador da Tesoura, depois de aferir a pressão e fazer o teste de glicemia capilar. A dona de casa Marlene Santos, 37 anos, que levou o filho de seis anos, disse que sempre participa. “É muito bom movimentar o bairro”, afirmou.

Para os enfermeirandos, a Feira de Saúde é a possibilidade de estar mais perto da realidade, mesmo para quem já cumpre estágio nas unidades de atendimento, como Tâmara dos Santos Moura. “É muito importante também porque nos possibilita trazer a população para a unidade”, avaliou. Para Antônio Sérgio Freitas de Azevêdo, é mais uma forma de estreitar o vínculo com os pacientes.

Já a enfermeiranda Gislane dos Santos Silva, demonstrou grande satisfação com o resultado do evento, principalmente quanto à efetiva participação da população, já que este, conforme frisou, é o principal objetivo. Ela coordenou a feira juntamente com Mirtes Poliana e Juracema Malaquias Barreto, que também fazem estágio na unidade do Sítio Novo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106695 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]