Feira de Santana receberá a Caravana Nacional do Cooperativismo Pelo Fim da Pobreza

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Acontecerá na próxima sexta-feira (04/6/2010), em Feira de Santana/BA, a Caravana Nacional do Cooperativismo Pelo Fim da Pobreza, realizada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Participarão do evento, representantes de cooperativas de várias regiões do estado, lideranças do movimento cooperativista e social.

Os debates da Caravana articulam dirigentes dos âmbitos federal, estadual, municipal e sociedade civil, discutindo eixos estratégicos: trabalho e renda, educação, moradia; saúde; e segurança alimentar e água.

Desenvolvimento se faz com cooperação – O objetivo da Caravana Nacional do Cooperativismo Pelo Fim da Pobreza é dar maior visibilidade e fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária; levar informação ao povo brasileiro das oportunidades geradas pelas políticas públicas e pelo cooperativismo; fomentar a constituição de novas cooperativas e realizar debates sobre temas importantes para as cooperativas.

O presidente da UNICAFES Nacional, José Paulo Crisóstomo entende que o dever da Caravana é levar uma mensagem de esperança para as pessoas, pois acredita no cooperativismo como instrumento de transformação social, sólido e eficaz na busca de um Brasil mais solidário.

Ele ainda destacou a principal discussão da Caravana como uma alternativa de geração de trabalho e renda, fortalecendo o cooperativismo. “O papel da Caravana é fazer com que se fortaleça o modelo formal de geração de trabalho e renda, mas que também exista o trabalho associativo por meio das cooperativas”, afirmou Crisóstomo, ressaltando que é possível que as pessoas possam criar cooperativas de prestação de serviços, assim como profissionais das mais diversas áreas possam se juntar.

As ações da Caravana pretendem contribuir para alavancar o debate sobre uma proposta de desenvolvimento includente, considerando o cooperativismo um instrumento para a dinamização das economias locais. “Com a Caravana possibilitará uma equidade na distribuição de renda nos municípios brasileiros, bem como os brasileiros possam ter os direitos básicos garantidos, como alimentação diária, moradia, saúde, educação, emprego e renda. Isso é indispensável para o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou.

A UNICAFES está fazendo todos os esforços para reunir a sociedade em torno do debate sobre o cooperativismo como novo modelo de desenvolvimento, com o objetivo de apontar novos caminhos e promover mais conhecimento sobre o cooperativismo da agricultura familiar e a economia solidária, seus entraves e possibilidades. A mobilização é de extrema importância para incrementar o debate do cooperativismo solidário no país, a partir de proposições de alternativas para a superação das desigualdades sociais.

Após cursar pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e cidades da Bahia, como Serrinha, Jacobina e Jaguarari, a Caravana encerrará em 06 de julho, percorrendo pelas cidades de Irecê, Morro do Mulungu, Cordeiros, Piripá, Barra do Choça, Valença, Ituberá, Buerarema e Salvador .

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.