Federação Internacional de Jornalistas cobra segurança dos profissionais de imprensa na Copa

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Joanesburgo – A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) cobrou, em comunicado, garantias de segurança para os profissionais da imprensa que trabalham na cobertura da Copa do Mundo. Em documento publicado ontem (25/06/2010) na página da entidade na internet, a FIJ pediu à Federação Internacional de Futebol (Fifa) que tome medidas para proteção dos 4 mil jornalistas que estão na África do Sul. “O sucesso deste evento é em parte devido ao trabalho dos jornalistas e da mídia. Eles merecem proteção em vez de ameaças e violência”, declarou o secretário geral da FIJ, Aidan White.

O apelo da FIJ foi feito dias depois da divulgação de duas notícias de ameaças a jornalistas que atuam na cobertura do Mundial. Na segunda-feira (21), o repórter Jean Robert Fouda sofreu ameaças do jogador da seleção camaronesa Alexandre Song. Song alega que Fouda noticiou falsas informações a seu respeito. Na terça, a jornalista argelina Asma Halimi foi agredida com um tapa pelo jogador Rafik Saïfi, também argelino. A agressão teria sido motivada por um artigo que ela escreveu sobre o jogador.

“Como os jogadores, os treinadores e o pessoal administrativo, os jornalistas são importantes na Copa do Mundo, pois tem a responsabilidade de informar o público dos desdobramentos da competição. Por esta razão, a sua segurança deve ser garantida”, complementou White.

Horas depois da divulgação do apelo, um novo caso de violência contra a imprensa foi divulgado por agências internacionais de notícias. Um ônibus que transportava jornalistas espanhóis foi apedrejado enquanto trafegava em uma área próxima da cidade de Potchefstroom. O incidente ocorreu após o jogo entre Espanha e Chile, disputado em Pretória. Ninguém ficou ferido.

Jornalistas brasileiros já foram vítima de um assalto na África do Sul. Três profissionais do jornal Folha de S.Paulo e um do portal Terra foram roubados no hotel em que se hospedavam em Joanesburgo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]