Espetáculo Peer Gynt: Teatro de Animação se apresenta em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O espetáculo Peer Gynt, da Cia Pequod Teatro de Animação, selecionado pelo Programa BR de Cultura 2009/2010, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, apresenta-se em Feira de Santana e outras cidades da Bahia

A saga do inquieto e malandro PEER GYNT – personagem-título deste clássico do teatro moderno, figura que Ibsen moldou a partir de contos nórdicos tradicionais – ganhou em 2006, centenário da morte do autor, uma versão para bonecos e atores da Cia PeQuod, Teatro de Animação, uma das mais importantes companhias de teatro de bonecos do Brasil. A companhia, dirigida por Miguel Vellinho, criou espetáculos premiados como O Velho da Horta, Filme Noir e A Chegada de Lampião no Inferno.

PEER GYNT combina bonecos e atores em um cenário de alta sugestão poética e revelação total das engrenagens que impulsionam a ilusão da cena. Esses esforços acabaram sendo recompensados com duas importantes indicações ao Prêmio Shell de Teatro (Melhor Direção e Melhor Cenografia), além de ter sido considerado pelo jornal O Globo como uma das dez melhores peças teatrais do ano.

A PeQuod aproxima assim a dramaturgia do autor norueguês de sua forma de fazer teatro. Para isso, e não por acaso, foi escolhida Peer Gynt, a obra mais fantasiosa, mais misteriosa e a que continha mais possibilidades de uma aproximação com o Teatro de Animação. “Na verdade o texto de Peer Gynt não se alinha ao comprometimento com o realismo que outras peças de Ibsen possuem”, diz Vellinho. “Ibsen ali fazia uma crítica à postura do homem norueguês, a um modo de agir e pensar que o entristeciam profundamente”. Peer Gynt é uma das duas primeiras produções de Ibsen quando ele decide se mudar para o estrangeiro, onde passou 27 anos entre a Itália e a Alemanha.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]