Escolas reformadas em Maria Quitéria. Leia esta e outras matérias

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Anúnico feito durante transferência de Governo

O Governo Municipal vai recuperar três escolas da rede municipais em povoados do distrito de Maria Quitéria. As unidades escolares foram inspecionadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, no final da tarde desta segunda-feira (07/06/2010), durante transferência temporária da administração municipal para o distrito, a primeira realizada este ano.

As intervenções vão contemplar a Escola Municipal Dionísio Teles Santos, no povoado de Varinhas; Escola Municipal Manoel Nascimento, no povoado de Lagoa de Pedras; e Escola Municipal Rui Nunes Cerqueira, na comunidade de Olhos d’Água da Formiga.

Construída em 1988, a Escola Municipal Manoel Nascimento nunca passou por reforma. Justamente por isso necessita de melhorias visando proporcionar melhores condições de atendimento aos alunos da rede municipal de ensino na zona rural de Feira de Santana.

Além de recuperação das instalações, com manutenção das instalações elétrica e hidráulica, pintura geral e manutenção nos telhados, além de baterias de sanitários e outras melhorias, as unidades escolares também vão receber novos equipamentos. Dentre eles, móveis escolares e quadros brancos.

Os investimentos nas unidades escolares fazem parte das ações promovidas pela Prefeitura com a relocação do Governo Municipal para o distrito de Maria Quitéria. A iniciativa aproxima mais a comunidade da zona rural da administração municipal, oportunizando contato com o prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais e também agilizando o atendimento das demandas.

A Tarde destaca projeto No Centro da Copa

Telão já está sendo instalado em frente ao Paço Municipal O projeto “No Centro da Copa”, idealizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, é destaque em caderno especial do jornal A Tarde (A Tarde Esporte Clube Especial), na edição desta terça-feira (08).

O caderno especial traz entre outras coisas, a movimentação do baiano, inclusive o feirense, em relação a Copa do Mundo na África do Sul. O jornal traça um roteiro dos principais pontos na capital e no inteior, onde o torcedor terá prioridade para assistir os jogos da Seleção Brasileira.

O projeto é uma iniciativa inédita em Copa do Mundo no município. A produção e execução estão a cargo das quatro agências que atendem ao Governo Municipal. O projeto consiste em inserir o centro da cidade no clima da Copa do Mundo, através da instalação de um telão no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.

Segundo Nilson Santana, diretor da Ativa Propaganda, empresa responsável pela parte estrutural do projeto, um telão de 12 metros quadrados, com resolução técnica de 450 lumes que dá nitidez à imagem, está sendo instalado no espaço, além de um sistema de sonorização e um palco elevado.

“Nos jogos do Brasil que houver grande demanda de público, a avenida Getúlio Vargas nas imediações da avenida Senhor dos Passos e rua J.J.Seabra será fechada. Isso irá permitir que cerca de 10.000 pessoas assistam aos jogos”, explica.

De acordo com o diretor, o telão ficará disponível durante toda a Copa do Mundo, que acontece entre os dias 11 de junho e 11 de julho. “Todos os jogos da Copa serão transmitidos, independente dos jogos do Brasil”, conta.

No Centro da Copa é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Feira de Santana. O objetivo é proporcionar aos comerciários e consumidores entretenimento e oportunidade de assistir aos jogos sem precisar se deslocar do centro.

Feira de Santana no Protejo

Programa do Ministério da Justiça vai acolher 200 jovens Cerca de 200 jovens de Feira de Santana deverão ser acolhidos pelo Projeto de Proteção dos Jovens e Territórios Vulneráveis (Protejo), do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública Com Cidadania (Pronasci).

A informação é do secretário de Prevenção a Violência e Direitos Humanos, Mizael Freitas Santana, que participou nesta segunda-feira (7) de uma oficina em Brasília-DF com municípios com alto índice de vulnerabilidade juvenil.

Segundo o secretário, o próximo passo será a convocação de toda rede protetora, com o objetivo de definir as áreas que serão contempladas inicialmente. “Vamos ouvir todos os organismos que atuam na defesa do direito da criança e do adolescente”, assegura Mizael Santana.

Esses jovens, todos de região consideradas vulneráveis, irão receber assistência, por meio de programas de formação e inclusão social. O Pronasci é composto por 94 medidas, divididas em Ações Estruturais e Programas Locais.

O trabalho terá duração de um ano, prorrogável por mais um, e terá como foco a formação da cidadania desses jovens por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais que visem resgatar sua auto-estima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.

Os Programas Locais, que serão desenvolvidos nas regiões indicadas pelo Pronasci, constituem-se de Território de Paz, Integração do Jovem e da Família e Segurança e Convivência.

Antena garante sinal de Internet

Equipamentro na serra de São José tem oito metros A antena instalada na serra de São José, no distrito de Maria Quitéria, vai garantir sinal gratuito de Internet banda larga a cerca de 80 mil pessoas. A antena tem oito metros de altura e vai transmitir sinal para sete distritos, exceto Humildes, que já conta com o programa Feira Cidade Digital.

Nesta segunda-feira (7), durante a transferência do Governo Municipal para o distrito de Maria Quitéria, o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhado do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, esteve visitando o local onde está sendo instalada a antena.

Dois grupos atuam na montagem do equipamento. Enquanto um grupo ergue a estrutura em alvenaria do abrigo onde ficarão os equipamentos do transmissor e receptor de sinal, outros operários já estão perfurando a rocha para instalação da antena.

Toda a estrutura montada na serra de São José contará com sistema de vigilância permanente e monitoramento através de câmeras interligadas via Internet 24 horas por dia. O esquema de segurança visa evitar a presença de vândalos.

Paralelamente a instalação desta antena na serra de São José, também estão sendo montados transmissores de sinal nas torres da Rádio Nordeste FM e da El Dorado FM.

Vagas de emprego na Casa do Trabalhador

Digitador e supervisor de vendas estão entre as vagas oferecidas Até esta terça-feira (8), a Casa do Trabalhador recebe inscrições para cursos profissionalizantes que serão oferecidos através da Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb). Ainda há vagas em aberto para os cursos de garçom, destinado a jovens de 16 a 24 anos, e beneficiamento/aproveitamento de frutas, destinado a trabalhadores rurais.

Os interessados também podem fazer inscrição para cadastro de reserva em outros cursos como auxiliar de escritório, mecânica de moto, pedreiro e eletro-mecânica. Caso algum dos selecionados desista da vaga, haverá chances para quem estiver na lista de espera.

A diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, informa que todos os inscritos deverão comparecer na rua Bruxelas, s/n, bairro Santa Mônica, na próxima quarta-feira (9), às 18 horas. Na oportunidade serão divulgados os nomes dos contemplados com os cursos. “Quem não comparecer, perderá a vaga”, ressalta.

Graça Cordeiro acredita que esta é uma grande oportunidade para aqueles que buscam aperfeiçoamento profissional. “Não basta apenas fazer o curso, é preciso ter vontade de trabalhar na área. Não adianta ter o certificado e não ter motivação. Vamos deixar isso bem claro para todos os selecionados”, destaca.

No momento, a Casa do Trabalhador disponibiliza um grande número de vagas de trabalho, a exemplo de arte-finalista, auxiliar de escritório, capoteiro, digitador, emissor de passagens, garçom, serigrafista, soldador, sorveteiro e supervisor comercial de vendas.

Os interessados em concorrer a uma colocação devem se dirigir à sede da Casa do Trabalhador, localizada na rua rua Castro Alves, nº 89, munidos de Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e, caso tenha, comprovantes de escolaridade e de cursos.

Criada em agosto de 2008, a Casa do Trabalhador de Feira de Santana vem desempenhando um papel fundamental no preenchimento de vagas no mercado de trabalho e na orientação e capacitação dos trabalhadores.

Em um ano e nove meses de existência, a Casa já atendeu mais de 146 mil pessoas, prestando serviços de intermediação de mão-de-obra, entrada no Seguro Desemprego e qualificação social e profissional.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121604 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.