Distrito de Humildes recebe material do SOS Chuva. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Prefeito acompanhou entrega de kits para famílias

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária deu início à distribuição do kit de materiais de construção do SOS Chuva para famílias do distrito de Humildes. Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou a entrega de kits para cinco famílias da localidade do Planolar, de um total de 19 que serão contempladas somente neste distrito.

Cada kit de material de construção é composto de areia, cimento, blocos, telhas, argamassa, brita e ferro, para recuperação de casas atingidas pelas chuvas que caíram na cidade no mês de abril. O cadastro foi realizado no próprio local, após inspeção das moradias danificadas.

Ao todo a Prefeitura de Feira de Santana vai atender 180 famílias que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas, tanto na zona urbana quanto rural. As ações também envolvem a desobstrução de canais de macro-drenagem na sede da cidade.

Durante a entrega do kit de materiais de construção, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em promover ações emergenciais visando garantir apoio necessário às famílias carentes. Observou que as intervenções foram desencadeadas em tempo hábil, de forma a garantir que os problemas sejam solucionados para amenizar o sofrimento das pessoas vítimas das chuvas.

Na entrega do material também estiveram presentes os secretários de Serviços Públicos Luiz Araújo, e de Comunicação Social Edson Borges, e vereador José Marques de Messias.

563 alunos recebem certificado do Cicaf

Entrega na manhã desta terça-feira no Teatro Ângela Oliveira

Um verdadeiro clima de festa junino tomou conta do ato de entrega de certificados para um total de 563 jovens que participaram de cursos profissionalizantes no Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

O refeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância de se ofertar oportunidades para todos. “A primeira investida do Governo Municipal foi melhorar as instalações, tornando-as mais acolhedoras. Depois informatizamos e instalamos condensadores e lousa eletrônica, investimentos que resultam em melhores condições para que todos venham aprender e conquistar espaço no mercado de trabalho”, falou.

No semblante de cada jovem a expectativa de conseguir o emprego após a conclusão do curso. A jovem Naiara Santana, de 19 anos, por exemplo, não vê a hora de ingressar no mercado de trabalho.

Ela vai se apresentar ainda nesta terça-feira, à tarde, no Centro Integrado Empresa-Escola (Ciee), para uma entrevista e, conforme o seu desempenho, será encaminhada para ocupar uma vaga numa empresa instalada em Feira de Santana.

“É o meu maior sonho, começar a trabalhar, receber meu salário para poder ajudar em casa e também continuar meus estudos, visando ser alguém na vida”, disse a jovem Naiara, que pretende fazer vestibular para o curso de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)no segundo semestre. “O emprego nos dar essa tranquilidade e espero realizar esse sonho em breve”, completou a jovem, enquanto aguardava o momento de receber o certificado do curso de recepcionista-telefonista.

Sônia Araújo de Almeida, que fez o curso de recepcionista-telefonista, além de informática básica, ressaltou a importância para a preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, o que foi muito bem observado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, lembrando ele que os cursos oferecidos pelo Cicaf atendem as demandas de mercado e que aumentam as chances das pessoas ingressarem como menores aprendizes em alguma empresa. “É um momento sem igual, cheio de esperança para esses jovens”, acrescentou o secretário.

De acordo com a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, oito pessoas já foram encaminhadas para uma empresa de telefonia, que requisitou trabalhadores do setor. Segundo ela, as possibilidades de conseguir uma vaga no mercado de trabalho aumentam muito porque existe emprego para quem está capacitado. “Há vagas nas áreas de serviços, indústria e comércio, mas as pessoas têm que está atentas às novas tecnologias”, disse.

Os jovens fizeram cursos básico integrado (recepcionista-telefonista), corte de cabelo e escova, depilação, eletricidade básica, inglês, informática, manicure e pedicure por um trimestre.

No segundo semestre tem mais cursos. Entre os dias 7 a 9 de julho, o Cicaf abre matrículas para os cursos básico integrado, inglês I e II, recepcionista, telefonista, redação, informática, encanador, instalador predial, lanches comerciais, manutenção em micros, modelagem industrial e customização.

Voltar

Previsão é conectar a antena nesta terça-feira

A colocação das quatro placas coletoras de energia solar no distrito de São José foi concluída na segunda-feira (21) e a previsão é conectar a antena nesta terça-feira (22), bem como escolher os canais e fazer o teste para liberar o sinal da Internet banda larga aos moradores do local, através do programa Feira Cidade Digital.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, as placas vão alimentar e carregar todo o sistema para oferecer energia, uma vez que não há energia no morro, e as antenas poderem funcionar.

“Colocamos as placas em cima da torre para transformarem a energia solar em energia elétrica, o que vai manter a integridade do sistema funcionando diariamente, inclusive à noite porque ele armazena energia”, explica César Orrico.

Para que a Internet alcance cada distrito, é necessário que seja instalada uma antena local, que vai receber o sinal vindo do morro de São José. Este serviço será reiniciado a partir de segunda-feira (28), após os feriados de São João, e vai alcançar os sete distritos, com exceção de Humildes, que já dispõe do serviço. Serão cerca de 80 mil pessoas beneficiadas com o programa.

“Todos os equipamentos estão em Feira, mas temos uma equipe de montagem. Esse pessoal está no morro, leva uma hora e quarenta minutos para subir e quase duas horas para descer”, ressalta o presidente da Fundação.

As antenas com oito metros de altura serão instaladas num órgão público, uma vez que tenha segurança, ou em praça pública para que as pessoas também naveguem na Internet através de notebook ou celular. Também estão sendo montados transmissores de sinal nas torres da Rádio Nordeste FM e da Rádio El Dorado FM. A velocidade é de 200 kbytes para cada pessoa.

Doadas 17 cadeiras de rodas

Programa de inclusão social da Secretaria de Saúde

Portadores de necessidades especiais com dificuldades para locomoção passaram a ter acessibilidade assegurada, na manhã desta terça-feira (22). A Prefeitura de Feira de Santana distribuiu 17 cadeiras de rodas, todas novas, para pessoas cadastradas na Secretaria de Saúde, através de programa de inclusão social.

A entrega dos equipamentos foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, pelo prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado do secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro. “Estamos atendendo todo o volume de solicitações, mediante avaliação feita por equipe de técnicos da Prefeitura. E esta ação se dá em função de que muitas famílias se queixam de não terem recursos financeiros para comprar a cadeira de rodas para que determinada pessoa da família venha se movimentar”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, observou que mais cadeiras de rodas serão adquiridas pelo Governo Municipal à medida que pessoas da comunidade forem apresentando as solicitações. “Estamos atentos a estes problemas e desenvolvendo ações que venham atender às necessidades dos que mais necessitam”, frisou.

O aposentado Dário de Cerqueira Lima foi buscar uma cadeira de rodas para a mãe, Dalmícia Cerqueira Lima, 97 anos. “Ela está com muitas dificuldades para andar, em função da idade elevada. Há um ano que não sai da cama e, por isso, é obrigada a ficar trancada em casa o tempo todo.Mas agora é diferente, vai poder sair para tomar ar, para ver gente, fazer visitas”, afirmou.

Doracy Rios foi buscar uma cadeira de rodas para a mãe, Jacy Rios da Silva, 77 anos. “Ela sofreu uma queda, há quatro anos, e ficou com paralisia. Agora, com a cadeira de rodas, vai poder sair e se divertir um pouco, nos acompanhar para vários lugares”, observou.

Estradas sinalizadas para o São João

SMT desenvolve ações no trânsito nos festejos juninos

As estradas que dão acesso ao distrito de Maria Quitéria estão sendo sinalizadas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), para uma melhor fluência do trânsito nos festejos do São João de São José, que acontece entre esta quarta-feira (23) e sexta-feira (25).

A BR-116 e determinados trechos do bairro Pedra Ferrada serão as áreas mais fiscalizadas pela SMT, com a instalação de placas e outras formas de sinalização. A Superintendência também irá desenvolver um trabalho de monitoria e educação para o trânsito no local.

Segundo Vanderval Menezes, superintendente municipal de Trânsito, todos os trajetos já estão sendo verificados, principalmente os locais de entrada e saída do distrito, para instalação de placas e outras formas de sinalização.

“Será necessário a colocação de placas e sinalizadores visando à orientação das pessoas, alertando para os locais de estacionamento, parada, entrada e saída do distrito de Maria Quitéria”, destaca.

De acordo com o superintendente, a ocorrência das chuvas poderá ser um aspecto preocupante no que diz respeito a fluidez do trânsito.

“Mesmo assim acreditamos que todo o trabalho de trânsito para que as pessoas possam se locomover com facilidade tanto na entrada quanto na saída do distrito será concretizado visando a tranqüilidade durante os festejos juninos”, acredita.

As bandas Aviões do Forró, Mulheres Perdidas, Bonde do Forró e Colo de Menina vão animar o São João no distrito.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]