Dia Municipal do Rock em Valente e Salvador

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

No dia 26 de junho de 2010 a Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) promoverá as comemorações pela passagem do Dia Municipal do Rock em Salvador. No dia 27 a festa será na cidade de Valente, 240 km distante de Salvador. Entre as ações programadas estão shows, exposição e mostra de documentários relacionados ao estilo musical. Em Salvador, o Anfiteatro do Parque Costa Azul, no Costa Azul, será o palco das apresentações que começarão no dia 26 a partir das 14 horas, e dia 27 na cidade de Valente, na Praça da Prefeitura, também a partir das 14h. Os eventos terão entrada franca.

O Dia Municipal do Rock foi criado em 1998, através de uma ação da Associação Cultural Clube do Rock da Bahia. O projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores de Salvador sob a Lei Municipal 5.404/98. O Dia Municipal do Rock, em Salvador, já não é uma surpresa para os amantes do estilo. Desde que a Lei Municipal 5404/98 foi sancionada, o dia 28 de junho tem um significado mais amplo para os rockers da primeira capital do Brasil. É de Salvador o primeiro dia municipal do rock brasileiro, idealizado pela ACCRBA, idéia que hoje se expande em diversas cidades do país. Doze anos se passaram e mais uma vez as comemorações pela passagem desse importante dia terão diversas atividades relacionadas e dessa vez, além da capital, a cidade de Valente, no interior do Estado da Bahia, terá ações multiculturais em conjunto com o mais novo braço da ACCRBA, representado pela ACCRBA/Valente.

Estão programados shows das bandas Mensageiros do Vento, que receberá como participação especial o primeiro guitarrista de Raul Seixas, Thildo Gama; Fridha, Minus Blindness, No Name (Valente), Paz de Espírito (Coité) e Human (Santa Bárbara). A Exporock, que desde instituído o dia municipal do rock leva informação, começará em Salvador, no sábado e partirá para Valente, onde ficará por uma semana, sempre acompanhada da exibição de documentários.

Valente – Para a realização deste Dia Municipal do Rock na cidade, após a aprovação do projeto de Lei 025/2009, de autoria da vereadora Leninha (PT), um grande passo foi dado para a integração e movimentação da cadeia produtiva da música rocker autoral. Segundo Leninha, “a iniciativa apenas buscou reconhecer a tradição de bandas de rock existentes no município na promoção de diversos eventos. Foram e são momentos musicais protagonizados sempre pelos grupos e bandas do município.”

Através de um grupo local, uma filial da ACCRBA foi criada na cidade e outras cidades da região do Território Sisaleiro deverão ser agregadas em breve. Valente entra no rol das cidades baianas que conseguiram o reconhecimento da produção cultural local, assim como Salvador (que deu início) e Camaçari, uma das caçulas nesse empreendedorismo. No Brasil, cidades como Itapira (SP), Niterói (RJ), Campinas (SP) e Salesópolis (SP) também conquistaram suas datas respectivas. Isso sem contar com Rio Claro (SP), que foi mais além e instituiu o Dia Municipal do Rock Feminino.

Expo Rock – Dando sequência ao projeto de circulação da Expo Rock e integração com o interior baiano, na cidade de Valente – de 28/06 à 03/07, na Casa da Cultura/Casa Brasil, à partir das 09h -, uma exposição marcante com materiais que revisitam a vida e a obra de Raul Seixas (material doado por Thildo Gama) bem como do cenário local através de arquivo da ACCRBA, que passeia por atividades promovidas pela associação, bem como suas atrações. Será uma oportunidade gratuita de presenciar um grande capítulo da história do rock baiano. A Expo Rock será sempre acompanhada da exibição de documentários relacionados à música independente em geral.

Documentários e Pocket Show – O projeto Rockumentário, da ACCRBA, foi incorporado ao Dia Municipal do Rock e terá uma única exibição em Salvador, no dia 26/06, do documentário Ruído das Minas. Já em Valente, durante uma semana, dentro da programação da Expo Rock, o mesmo Ruído das Minas será exibido, além dos docs Três ou Quatro Riffs, Botinada (a história do Punk no Brasil), Global Metal, entre outros, todos na Casa da Cultura/Casa Brasil, a partir das 18h. Na abertura, está programado um pocket show com a banda No Name.

Em Salvador, o Dia Muncipal do Rock é apoiado pela Prefeitura da cidade do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos e Conder, e em Valente tem o apoio da vereadora Leninha (PT), Prefeitura Municipal, Ismael Ferreira, Casa da Cultura/Casa Brasil e SICOOB.

Saiba mais sobre as bandas e atividades

Show Comemorativo

Dia Municipal do Rock em Salvador

Data: 26/06, sábado
Local: Anfiteatro do Parque Costa Azul, no Costa Azul

Horário: 14h
Atrações: Fridha, No Name (Valente/BA) Minus Blindness, Mensageiros do Vento (com a participação de Thildo Gama, 1º guitarrista de Raul Seixas)
Expo Rock no Local

Exibição do Documentário “Ruído das Minas” após os shows.

Show Comemorativo

Dia Municipal do Rock em Valente (BA)

Data: 27/06, domingo
Local: Praça Principal – Prefeitura
Horário: 14h
Atrações: Paz de Espírito (Coité), Human (Santa Bárbara), No Name (Valente), Minus Blindness, Mensageiros dos Ventos (com a participação de Thildo Gama, 1º guitarrista de Raul Seixas)

Expo Rock 2010 em Valente (BA)

De 28/06 à 03/07

Local: Casa Brasil

Horário: das 09h até às 20h.

Aberta ao público

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]