Desfile em Cachoeira encerra comemoração pela transferência da sede do governo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Um desfile cívico pelas principais ruas de Cachoeira, no final da tarde desta sexta-feira (25/06/2010), encerrou as comemorações pela transferência da sede do Governo da Bahia para a cidade do Recôncavo Baiano. Participaram do desfile a Banda da Polícia Militar da Bahia, os Tiros de Guerra de Cachoeira e de Muritiba, a Guarda Mirim de Santo Amaro, o grupo Desbravadores, de Cachoeira, e diversas fanfarras como as de Terra Nova, Acupe (distrito de Santo Amaro) e de São Sebastião do Passé.

As comemorações em Cachoeira começaram logo cedo. Às 8h, na Praça da Aclamação, o governador passou as tropas em revista e, em seguida, participou do hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Depois, juntamente com seu secretariado, Jaques Wagner participou da celebração do Te-Deum, na Igreja da Ordem Primeira.

No final da manhã, foram entregues, em São Félix, cidade vizinha a Cachoeira, as obras de requalificação da orla. Foram investidos R$ 2,4 milhões na nova iluminação, construção de calçadão, estacionamento, jardim, além da reforma da balaustrada.

Por volta das 15h30, o governador Jaques Wagner participou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores, quando assinou o decreto oficializando a Festa da Boa Morte como patrimônio imaterial da Bahia.

Participaram das atividades em Cachoeira, as secretárias Eva Maria Chiavon (Casa Civil), Arany Santana (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Luiza Bairros (Promoção e Igualdade Social), Luciana Tannus (Justiça) e os secretários Cézar Lisboa (Relações Institucionais), Jorge Solla (Saúde), Eugênio Spengler (Meio Ambiente), Eduardo Salles (Agricultura), Márcio Meirelles (Cultura), César Nunes (Segurança Pública), Carlos Martins (Fazenda), Antônio Tramm (Turismo), entre outras autoridades. O chefe de gabinete do governador, Fernando Schimidt, e o chefe da Casa Militar, Coronel Expedito Barbosa, também participaram da solenidade.

A transferência da sede do Governo para Cachoeira cumpre o que está previsto na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner. O decreto determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta data, em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho. Em 2010, Cachoeira comemora 188 anos de sua independência de Portugal. A cidade abrigou pela primeira vez a sede do Governo da Bahia em 2008.

História

O dia 25 de junho é o marco das lutas de Cachoeira no processo da independência da Bahia, culminada em 2 de julho de 1823. Em junho de 1822, os cachoeiranos assumiram a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência baiana, ao reagir às investidas de uma tropa de militares portugueses, a bordo de canhoeira lusitana fundeada no Rio Paraguaçu, que tentava sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. E foi no dia 25 que vereadores reunidos no prédio da Câmara redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara, príncipe regente perpétuo do Brasil, com o povo em marcha pelas ruas da então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Pelos feitos heróicos de seu povo, o imperador D. Pedro I, em 1837, elevou a antiga vila à categoria de cidade, com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira. As comemorações na cidade também marcam a abertura das celebrações em homenagem ao Dois de Julho no Recôncavo Baiano. Até lá, acontecem várias atividades cívicas para comemorar o 25 de junho, a data magna de Cachoeira, e a Independência da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115027 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.