Corrida ao governo da Bahia já ganha as ruas de Salvador

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A disputa pelo governo da Bahia neste ano repetirá a estrutura tríplice da política local recente, com as principais candidaturas representando o antigo “carlismo” (alinhados à política do falecido Antonio Carlos Magalhães), o PT e o PMDB. Se oficialmente a campanha ainda não começou, na Bahia o governador Jaques Wagner (PT), o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) e o ex-governador carlista Paulo Souto (DEM) já se lançam em disputa aberta.

Há outdoors, faixas e peças de propaganda espalhados por toda a cidade de Salvador. Eventos públicos e comícios já fazem parte da agenda dos candidatos, que percorrem o interior do estado e a periferia da capital em busca dos votos.

A convenção regional do PT será realizada no próximo dia 27 de junho, mas a campanha do governador Jaques Wagner (PT) já escolheu seu foco: apostará na divulgação dos projetos sociais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e no “sucesso” da aplicação dessas políticas públicas no estado.

Já faz parte do discurso de Wagner a meta de criar 90 mil empregos neste ano, fechando seus quatro anos de mandato com 260 mil empregos gerados. O governador também já fala do Produto Interno Bruto (PIB) baiano, divulgado na semana passada em 9,5%, ligeiramente maior que o PIB brasileiro.

Já Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional de Lula, promete centrar fogo em Wagner. “É sim, a princípio, o meu principal adversário”, reconhece. Geddel tentará desconstruir o discurso do governador, apontando o que ele chamou de “desenvolvimento pífio da Bahia”, mesmo em um contexto de prosperidade no cenário nacional.

“O desenvolvimento da Bahia foi pífio diante do que tivemos no Brasil no governo Lula. Ainda não tivemos oportunidade de dizer isso. Quando a campanha começar, teremos debates e, assim, os argumentos do governo serão facilmente derrubados”, disse Geddel. A convenção do PMDB local está marcada para o próximo dia 21 de junho.

Neste sábado, o DEM baiano realizou a sua convenção para lançar oficialmente a candidatura do ex-governador Paulo Souto para concorrer ao Palácio de Ondina, sede do governo da Bahia. A convenção do DEM foi combinada com o encontro do PSDB nacional, que lançou a candidatura do ex-governador de São Paulo José Serra à Presidência da República.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108869 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]