Prefeitura de Feira de Santana inicia campanha de vacinação contra H1N1

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fachada do Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem Dr. Luiz Eugênio Laurine (CMDI). Unidade de saúde pertence ao Município de Feira de Santana.
Fachada do Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem Dr. Luiz Eugênio Laurine (CMDI). Unidade de saúde pertence ao Município de Feira de Santana.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, mesmo com o fim das campanhas nacionais de vacinação contra as influenzas H1N1 e sazonal (gripe comum), continua imunizando o público alvo de cada vacina. A determinação do Ministério da Saúde visa garantir a cobertura mínima de 80% de imunizados em cada grupo para o qual as campanhas são voltadas.

Contra a H1N1, devem ser vacinadas as crianças de seis meses a quatro anos. Gestantes, pessoas com doenças crônicas e adultos de 20 a 39 anos também se enquadram no público alvo da vacina.
Para eliminar os riscos de contraírem a gripe comum, os idosos com 60 anos ou mais devem buscar pela imunização. Os idosos que estão acamados, não podendo sair de casa, estão sendo cadastrados pelos agentes comunitários de saúde para receberem imunização em casa.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, destaca que “é necessário que o público alvo de cada vacina se conscientize e procure pela imunização nos 84 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) pertencentes à rede municipal”.
Acréscimo de 1,69% entra em vigor

Professor perfaz aumento de 6%

O acréscimo de 1,69% no percentual anterior de 4,31%, concedido pela Prefeitura de Feira de Santana sobre o salário dos professores da rede municipal de ensino entrou em vigor nesta quarta-feira (9).

O artigo 1º da Lei 3.121, publicada em jornal de circulação local, diz que os vencimentos dos professores serão revistos, acrescentando-lhes aos vencimentos do mês de maio de 2010, calculados com base no percentual de 4,31% mais 1,69%, perfazendo um percentual de 6%, a partir de 1º de junho.

O percentual de 1,69% seria concedido a partir de 1º de julho, mas foi antecipado através do Projeto de Lei 115/2010, de autoria do Poder Executivo, enviado à Câmara Municipal e sancionado.
Este é o maior aumento proporcionado por um governo em 2010 e está acima da inflação do período.

MLB tem audiência com prefeito, Movimento pleiteia a construção de casas

Integrantes do Movimento de Lutas nos Bairros (MLB) foram recebidos em audiência pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Habitação Magno Filzemburgh, na manhã desta terça-feira (8), para discutirem a regularização do Loteamento Chico Pinto e a construção de casas.

Desde o dia 7 de fevereiro, 200 famílias ocupam na área pertencente à Prefeitura de Feira de Santana, localizada no bairro Aviário. Desde o início da ocupação, o MLB pleiteia apoio do Governo Municipal, além do Governo do Estado para edificação de moradias no local.

De acordo com Magno Filzemburgh, “a Prefeitura vai doar o terreno ao Estado, para que através de financiamento seja viabilizada a construção das casas”.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que é necessário que o Estado discuta melhor a situação com o Município, definindo a participação de cada ente público no processo de adequação dessas famílias.
“A partir dessa discussão, é que medidas começem a ser adotadas junto a Secretaria de Planejamento, no sentido de se buscar uma solução para o problema”, disse Tarcízio Pimenta.

Jader Dourado, líder do movimento, disse que o MLB já esteve reunido com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. “Estamos aguardando a chegada de correspondências sobre a nossa discussão para apresentar ao prefeito em um novo encontro”, espera Jader Dourado.

Central de Apoio às Penas Alternativas, Prefeito analisa minuta para instalação de unidade

O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana Edmundo Dumet, o superintendente de Assuntos Penais da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Isidoro Orge e a coordenadora da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas Joanna de Oliveira, apresentaram, na manhã desta terça-feira (8), ao prefeito Tarcízio Pimenta um projeto para construção de uma central em Feira de Santana.

De acordo com a coordenadora Joana de Oliveira, a Central de Apoio funciona com atendimento de equipe multidisciplinar – advogado, assistente social e psicólogo. “Isso ajuda a diminuir a quantidade de pesos nas unidades carcerárias e presídios”, explicou.

Em oito cidades baianas existem unidades da Central de Apoio: Ilhéus, Ipirá, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, além de possuir sede em Salvador.

O prefeito Tarcízio Pimenta recebeu uma minuta do Convênio e Termo de Sessão para análise.
CMDI em pleno funcionamento

Intervenção está sendo realizada gradativamente

O Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem Dr. Luiz Eugênio Laurine (CMDI) está em pleno funcionamento, apesar das intervenções que estão sendo realizadas no local através de recursos próprios da Prefeitura de Feira de Santana.

A intervenção na estrutura do prédio, localizado na avenida Maria Quitéria, está sendo realizada gradativamente, principalmente nos sábados, domingos e feriados, quando a unidade de saúde não funciona.

De acordo com Jair de Jesus, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, órgão responsável pelo CMDI, as obras continuam avançando na recuperação de um trecho do telhado, além da manutenção nas instalações elétrica e hidráulica. Os serviços de troca do piso e das fechaduras das portas já foram concluídos.

Segundo o presidente da Fundação, a pintura geral do prédio com aplicação de massa corrida começará em breve, assim que o tempo melhorar na cidade. Em seguida, será desenvolvida nova padronização da fachada do local.

Uma outra boa novidade no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem será a implantação do Programa Saúde Digital, visando proporcionar maior qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes da rede. A moderna tecnologia será disponibilizada após a conclusão das obras de recuperação do equipamento.

Fachada do Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem Dr. Luiz Eugênio Laurine (CMDI). Unidade de saúde pertence ao Município de Feira de Santana.
Fachada do Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem Dr. Luiz Eugênio Laurine (CMDI). Unidade de saúde pertence ao Município de Feira de Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113499 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]