Brasil é criticado em audiência sobre liberdade de imprensa na Câmara dos Deputados dos EUA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A deterioração da liberdade de imprensa na Venezuela foi o principal tema daaudiência sobre liberdade de imprensa nas Américas organizada na quarta-feira, 16 de junho de 2010, pelo Comitê de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados dos EUA. “A Venezuela está avançando rapidamente para limites intoleráveis, mas creio que ainda é possível reverter a situação”, afirmou Catalina Botero, relatora especial para a liberdade de expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), em citação da AFP.

Para Catalina, a situação pode piorar antes das eleições legislativas de setembro na Venezuela, continua o Clarín. Deputados americanos manifestaram preocupação com aordem de prisão emitida na sexta-feira passada contra Guillermo Zuloaga, proprietário da Globovisión, emissora de TV crítica ao governo Hugo Chávez. O embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Alvarez, qualificou a audiência como um “triste teatro” e uma “prática imperial intervencionista” que pretende “examinar países soberanos”, relatou a EFE.

Os participantes da audiência manifestaram preocupação ainda com recentes assassinatos de jornalistas em Honduras, e com a situação da liberdade de imprensa em Cuba, México e Colômbia.
O Brasil foi criticado por casos de “censura governamental” e “juízes que pensam que podem proibir” reportagens, informou O Estado de S. Paulo. O jornal, mencionado na audiência, está proibido há mais de 320 dias de publicar matérias sobre investigações da polícia federal envolvendo o empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP). “Há censura governamental no Brasil contra o jornal O Estado”, afirmou Alejandro Aguirre, presidente da Associação Interamericana de Imprensa, citado pelo Estadão.

Outras notícias relacionadas:
» Testemunho do Comitê para a Proteção dos Jornalistas: Liberdade de imprensa nas Américas (CPJ)
» Declarações do deputado americano Eliot Engel (Partido Democrata), relator da audiência sobre liberdade de imprensa nas Américas (Câmara dos Deputados dos EUA)

*Com informação do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113732 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]