Brasil e Angola firmam acordo de parceria privilegiada

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje (23/06/2010) um acordo de parceria privilegiada com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Com a parceria, Brasil e Angola estabelecem que os presidentes dos dois países devem se reunir ao menos uma vez por ano e que o diálogo entre os ministros deve ser ampliado em todos os setores. Há três anos, Lula e Santos definiram as prioridades.

A ideia é que o Brasil forneça conhecimento e tecnologia nas áreas de agricultura, saúde e educação, além de defesa. Desta vez, serão intensificados a implementação do sistema de saúde pública angolano, projetos de combate à anemia falciforme e a execução de programas de ensino superior e técnico.

Reeleito em 2008, Santos está no poder há 31 anos. O partido dele obteve mais de 80% dos votos nas últimas eleições, e a principal legenda de oposição, Unita, conseguiu apenas 10%. Os outros 10% dos votos foram compartilhados por siglas menores.

Lula e Santos deverão passar apenas algumas horas reunidos em Brasília. Eles assinarão o acordo de parceria estratégica e firmarão uma série de ações conjuntas. Para ampliar as relações comerciais entre os dois países, foram convidados empresários angolanos e brasileiros. Depois das reuniões, haverá um almoço no Palácio Itamaraty.

De janeiro a outubro de 2009, a corrente de comércio entre o Brasil e Angola foi de US$ 1,226 bilhão. Só no ano passado, os produtos industrializados representaram 84,4% da pauta exportadora brasileira, seguidos pelos básicos que representam 15,5%.

Para Angola, os principais produtos brasileiros vendidos foram carne de frango congelada, fresca ou refrigerada, açúcar refinado, veículos de carga, chassi com motor e carrocerias para automóveis, entre outros.

Com uma economia dominada pela produção de petróleo e diamantes, o governo de Angola tem se dedicado à diversificação por meio do estímulo à criação de um fundo de US$ 600 milhões. Apenas a produção de petróleo no país é de cerca de 2 milhões de barris por dia e a de diamantes de mais 10 milhões de quilates por ano.

?*Com informação da Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.