Audiência discute implantação de complexo portuário no Sul da Bahia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove audiência pública hoje para discutir a implantação do complexo Porto-Sul Bahia – conjunto de obras que envolvem a construção de dois terminais portuários para escoamento da produção mineral e um aeroporto em Ilhéus. O debate foi proposto pelos deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Sarney Filho (PV-MA), Edson Duarte (PV-BA) e Luiz Bassuma (PV-BA).

Além do Terminal Portuário da Ponta da Tulha, de uso privativo da empresa Bahia Mineração, o Complexo Porto Sul engloba a construção de mais um terminal portuário público e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus.

Os deputados querem esclarecimentos sobre a implantação do complexo (Programa Multimodal de Transporte e Desenvolvimento Minério-Industrial do Estado da Bahia). O conjunto de obras foi idealizado pelo governo da Bahia em 2008 e incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entidades ambientalistas e de moradores da região são contrárias às obras, pois temem impactos negativos na indústria e no turismo da região, além de prejuízos irreversíveis à biodiversidade. Já associações comerciais da região defendem a instalação do complexo sob o argumento de que os portos e a expansão da atividade mineradora vão atrair investimentos, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia.

Convidados

Foram convidados para o debate:
– o professor Emílio La Rovere, do Instituto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de
Engenharia (Coppe);
– o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani;
– o diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional, Guilherme
Dutra.
– o procurador da República em Ilhéus Eduardo El Hage;
– o professor Hugo Yoshizaki, do Departamento de Engenharia de Produção
da Escola Politécnica da USP;
– o professor Gil Reuss Strenzel, da Universidade Estadual de Santa Cruz;
– o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Luigi Massa;
– um representante da empresa Bahia Mineração Ltda.

A audiência está marcada para as 9h30 no plenário 8.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112522 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]