Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 27 de junho de 2010

O governador Jaques Wagner ladeado pelo vereador Angelo Almeida e o deputado federal Sergio Carneiro, em Serrinha.O governador Jaques Wagner ladeado pelo vereador Angelo Almeida e o deputado federal Sergio Carneiro, em Serrinha.
O governador Jaques Wagner ladeado pelo vereador Angelo Almeida e o deputado federal Sergio Carneiro, em Serrinha.

O governador Jaques Wagner ladeado pelo vereador Angelo Almeida e o deputado federal Sergio Carneiro, em Serrinha.

A internet e arte

A facilidade proporcionada pelas ferramentas da internet possibilitou o reencontro de um artista inglês com um quadro pintado por ele em 1966 e exposto no Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se do modernista britânico Antony Donaldson que visualizou a obra Orange-Square no Museu Virtual do Jornal Grande Bahia . O Jornal publica obras do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e da Pinacoteca de Artistas Feirenses da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O quadro era exposto numa posição incorreta, “deitada”, o que foi reclamado por Donaldson. Everaldo Goes, que é assessor de Comunicação da UEFS, verificou que o erro foi originado a partir de publicação antiga, editada por um museu em Salvador, BA.

Sobre o Museu Regional

O acervo inglês do MRA localizado no Cuca,  constitui-se na única coleção de artistas modernos britânicos em um museu brasileiro, num total de 30 obras em óleo sobre tela, acrílico sobre tela, óleo sobre eucatex, esmalte sobre metal, técnica mista sobre eucatex e técnica mista sobre papel. O Museu abriga uma expressiva coleção da arte contemporânea inglesa, mais precisamente das décadas de 1950 e 1960.

Chamado originalmente de Museu Regional de Feira de Santana, o MRA nasceu com um acervo de artes plásticas no qual figurava a maioria dos artistas modernistas brasileiros de destaque, incluindo baianos e feirenses. Compunha a coleção, também, uma seção destinada à cultura regional, constituída por artefatos característicos da chamada “cultura do couro”, que ilustravam o cotidiano do homem sertanejo e remetiam às origens do povo de Feira de Santana.

O objetivo de Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil na Inglaterra e idealizador do MRA, era possibilitar a descentralização de museus, viabilizando a interiorização da arte, o incentivo a novos talentos, além de criar um espaço de lazer e educação que favorecesse a apreciação de obras de arte. O Museu abriu as portas ao público em 1967 e foi incorporado à Uefs em 1985.

A fala do governador

A geração recorde de 16.301 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de maio é o destaque do governo do Estado. O governador Jaques Wagner na sua ultima fala pelo rádio relembra a inauguração do Centro de Educação Científica do Semi-Árido e o São João da Bahia como novo produto turístico do estado. No acumulado do ano a Bahia tem um saldo de 57.629 novos empregos, melhor resultado da Região Nordeste.

Data

O jornalista Alexis Augusto Machado que aniversária dia 2 de julho,será homenageado na data com um jantar pelo amigo médico Eraldo Moura Costa, em seu bonito apê na Pituba, em Salvador, reunindo os amigos do aniversariante.

Regresso

Depois de retornar recentemente de um congresso  de cirurgia plástica  no Principado de Mônaco, o cirurgião Messias Maciel não teve tempo para nada, a não ser dedicar-se à  sua agenda profissional. Mas, neste feriadão  de São João, o médico resolveu arrumar as malas junto com a  sua esposa Ticiana, e os filhos Eduardo (6) e Giovana (4). É que os avós maternos da caçulinha do casal intimaram a família a passar as festas juninas na cidade de São Francisco Xavier, pertinho de Campos de Jordão (SP), para festejar o aniversário da neta.

Em Serrinha

A terceira escola de educação científica do país foi inaugurada na segunda-feira (21) em Serrinha. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), o vereador Angelo Almeida (PT), ao lado do prefeito Osni Cardoso e do presidente da Câmara de Vereadores, Justino Júnior (PT) acompanharam o governador Jaques Wagner durante a entrega do Centro de Educação Científica de Serrinha, concebido nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). O equipamento tem a finalidade de promover a inclusão social de crianças e adolescentes da rede de ensino público do semi-árido baiano, por meio de conceitos e práticas básicas da ciência moderna. O Centro de Educação Tecnológica possui a capacidade para atender 400 alunos, que durante dois anos participarão de oficinas em diversas áreas da ciência.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]