24 de junho. Dia de São João Batista

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Zacarias, seu pai, inspirado pelo Espírito Santo, dele havia profetizado: Tu, menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, preparando os seus caminhos

Nos Evangelhos é contado que Maria, grávida do menino Jesus, viajou a uma cidade da Judéia e, ao chegar na casa de Zacarias, cumprimentou Isabel – sua prima – grávida do menino João.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grito, exclamou:
— Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Pois quando ouvi a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria no meu ventre.

De João é dito que, no décimo quinto ano do império de César Tibério, a mensagem de Deus foi dirigida a ele, no deserto, onde crescia como pastor de ovelhas. João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro em volta da cintura. Seu alimento era constituído de gafanhotos e mel silvestre.

Zacarias, seu pai, inspirado pelo Espírito Santo, dele havia profetizado:

— Tu, menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, preparando os seus caminhos.

João percorreu toda a Judéia pregando o batismo e o arrependimento para a remissão dos pecados. Acorriam a ele todos os habitantes do país e dos arredores do Jordão. E eram batizados por ele no rio Jordão, reconhecendo publicamente os seus pecados.

— Quem és tu?

Perguntaram os sacerdotes e levitas que os judeus enviaram para o interrogarem.

— Eu sou a voz que clama no deserto, respondeu João, eu batizo com água. Mas no meio de vós está quem não conheceis. Ele que vem depois de mim vos batizará com o Espírito Santo e dele nem sequer sou digno de lhe desatar a correia das sandálias.

Porém, de João dá testemunho Jesus:

— Entre os nascidos de mulher não surgiu nenhum maior do que João.

Certo dia Jesus saiu de Nazaré da Galileia para o Jordão, ao encontro de João a fim de ser batizado por ele. Mas João se recusava dizendo:

— Eu sou quem devo ser batizado por vós, e vós vinde a mim?

— Deixa por agora, respondeu Jesus, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.

Diante disso, João consentiu.

Logo que Jesus saiu da água, os céus se abriram, e o Espírito Santo como pomba desceu sobre Ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia:

— Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.

Assim é narrada a história do batismo do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por disposição da Sagrada Vontade Divina, João veio cumprir a profecia do profeta Malaquias, que afirmou, em nome de Deus:

— Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor.

Oportunamente, Jesus revela aos seus discípulos quem é São João Batista, pois, ao interrogarem-Lhe:

— Por que dizem os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

Jesus respondeu:

— De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, vos declaro que Elias já veio e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram (o decapitaram). Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles (crucificado).

Entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Viva São João!

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 725 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário