Ex-governador Waldir Pires conclama luta por um Estado com ética humanista

Francisco Waldir Pires de Souza (Waldir Pires).
Francisco Waldir Pires de Souza (Waldir Pires).

O ex-governador da Bahia e ex-ministro da Defesa do governo Lula, Waldir Pires, afirmou em palestra proferida na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na noite desta segunda-feira (17/05/2010), que o Brasil poderá ser um exemplo para o mundo com a construção de uma nova sociedade a partir de uma política ética, contrapondo ao que chamou de “ética opressora do mais forte”.

A palestra, intitulada Estado e Democracia, integrou as atividades acadêmicas do Departamento de Ciências Sociais Aplicas da Uefs e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade.

A democracia praticada por uma nação, conforme salientou, não deve ter como beneficiários um pequeno grupo, mas todos os envolvidos. Waldir Pires criticou políticas praticadas no passado por países como a Inglaterra, “que evidenciaram a violência e a exclusão, submetendo povos e nações em benefício de um pequeno grupo daquela ilha”.

Waldir Pires conclamou os estudantes a lutar por um Estado que tenha como ética o ser humano, “num processo construtivo em que não pode haver impaciência nem descrença”. Esta construção, afirmou, é realidade em situações nas quais representações políticas brasileiras se destacam no cenário internacional intermediando e contornando situações de crise entre povos.

Homenagem

Antes da palestra, os presentes ouviram do professor Agenor Sampaio Neto, do curso de Direito da UEFS, sobre a trajetória política e acadêmica de Waldir Pires, inclusive em períodos em que lecionou em universidades européias e no exílio forçado durante o regime militar. Ao terminar a exposição, Sampaio Neto prestou homenagem à esposa de Waldir, dona Yolanda Pires, que o acompanhou no exílio na França e no Uruguai, e com quem teve cinco filhos. Os presentes aplaudiram o nome de dona Yolanda, que morreu em 2005.

As atividades contaram com a participação do professor Júlio Rocha, também do curso de Direito e organizador da palestra, do professor Taurino Araújo, do deputado federal Emiliano José (PT), e da coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, Marília Lomanto, e do reitor José Carlos Barreto de Santana.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]