Vereador Tourinho critica Paulo Souto. Democratas reagem e defendem ex-governador. Confira outras notícias da CMFS

Ailton Mô parabeniza seminário do PSDB em Feira de Santana

O vereador Ailton Araújo Rios – Ailton Mô – (PSDB), hoje (31/05/2010), durante discurso na sessão legislativa, destacou o seminário do Partido da Social Democracia Brasileira, ocorrido na manhã de sexta-feira (28), no auditório do Feira Palace Hotel, em Feira de Santana, com a finalidade de esclarecer os pontos e princípio do programa do partido. Segundo o edil, o evento contou com a presença do ex-prefeito José Ronaldo, o ex-governador Paulo Souto, o presidente do tucano baiano, Antonio Imbassahy, e diversas lideranças políticas do estado da Bahia.

“Foi um encontro muito importante. Lá tivemos a oportunidade de trocar idéias, de obter informações sobre as propostas e metas do partido. Vale salientar que foi o PSDB que conseguiu estabilizar o Brasil, através de ações eficazes na economia, na época em que o país estava falido, sem identidade e sem moeda forte. Hoje, graças a Deus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito o seu papel, mas com certeza, o PSDB votará a governar esta nação para o Brasil continuar crescendo”, declarou Ailton Mô.

Tourinho critica Paulo Souto. Democratas reagem e defendem ex-governador

A discussão política movimentou os discursos de vários vereadores, na sessão desta segunda-feira (31) da Câmara. O ex-governador Paulo Souto, candidato à sucessão de Jaques Wagner, pelo Democratas, foi o alvo predileto. O vereador Roberto Tourinho observou que Souto fala “como se nunca houvesse sido governador da Bahia, embora sua administração tenha sido um desastre”.

O democrata Luiz Augusto rebateu apresentando um informativo da capital com números sobre o crescimento da criminalidade na Bahia, acima dos índices de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele criticou os gastos do governo Wagner com propaganda. “Foram R$ 213 milhões em dois anos, enquanto em segurança, um orçamento anual de R$ 26 milhões”.

Alcione Cedraz, também do Democratas, disse que, durante o governo Paulo Souto, Feira de Santana obteve importantes benefícios. “Pão dormido é pão esquecido”, declarou ele, recorrendo a dito popular.

O vereador David Neto também comentou sobre o governo Paulo Souto. Ele fez um bom governo. Politicamente houve alguns equívocos. “O governador parece que achava que era dono do cargo. Prefeitos dos municípios não eram atendidos na governadoria. Deixavam o cara se acabar. Acredito que, agora, ele volta reciclado e será reconhecido pelo baiano com o voto”.

Definida nova composição da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Feira de Santana está com uma nova composição. Foram definidos nesta segunda-feira (31) os substitutos dos vereadores Cíntia Machado e Alcione Cedraz, que renunciaram aos postos que ocupavam na CCJ, semana passada, alegando motivos pessoais.

Passam a integrar a Comissão os vereadores Roque Pereira e Otávio Joel de Araújo, conforme anunciado pelo presidente da Casa, Antônio Carlos Ataíde. Eles se juntam ao vereador David Neto, único remanescente da composição anterior.

Antônio Carlos Ataíde solicitou que os integrantes da CCJ definissem o mais rápido possível a composição dos cargos no órgão legislativo. Seria necessário que eles se reunissem para eleger presidente, vice-presidente e membro da CCJ.

A definição saiu ainda durante a sessão. O vereador David Neto informou à Mesa Diretora que, após entendimento com os seus novos pares, ficou decidido que ele continuará exercendo a presidência da CCJ. Para o lugar de Cíntia, na vice-presidência, foi eleito o vereador Roque Pereira. Otávio Joel ocupará a vaga de membro aberta com a renúncia de Alcione Cedraz.

“Quero comunicar a todos os colegas a nova formação da CCJ e afirmar que a comissão permanecerá realizando um trabalho célere, ao exarar pareceres, e transparente, sem deixar dúvidas quanto à posição diante das proposições que estejam sob nossa apreciação”, discursou o vereador, ao final da sessão.

Polícia precisa priorizar crimes de menor repercussão, adverte vereador

A Polícia Civil da Bahia prioriza os crimes de grande repercussão, mas não atua com o mesmo empenho quando investiga homicídios ditos comuns, que não envolvem personalidades. A crítica foi feita na sessão desta segunda-feira (31) da Câmara Municipal em discurso do vereador David Neto.

“Temos agora um exemplo, o assassinato do delegado de Camaçari, que teve um enorme aparato policial e foi elucidado em menos de 24 horas. Enquanto isso, outros tantas mortes estão sem qualquer esclarecimento”, disse ele, referindo-se ao recente episódio que teve grande repercussão em todo o estado.

O delegado Clayton Leão foi morto em uma emboscada, na região metropolitana de Salvador, diante de sua esposa, quando concedia uma entrevista para uma emissora de rádio de Camaçari. Ele parou o carro na rodovia e enquanto falava ao celular, foi atingido por vários tiros, diante da sua esposa, que o acompanhava.

David Neto declarou que, além de homicídios, há exemplos de roubos que, quando envolvem “figurões”, são elucidados com rapidez e bens devolvidos aos proprietários. “Quem não se lembra do roubo de um carro do filho do presidente Fernando Henrique? Em pouco tempo o veículo foi recuperado. Mas vai ver os carros roubados aí pelo Brasil afora, de pessoas que não têm dinheiro ou importância política”.

Lulinha destaca novas ações da Prefeitura em Feira de Santana

O vereador Luiz Augusto – Lulinha – (DEM), hoje (31), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania parabenizou a Prefeitura pelas obras que vem realizando juntos aos bairros e distritos que ele tem representatividade. Dentre as ações do Governo Municipal, Lulinha destacou: início da construção da escola no Alto do Papagaio; unidade de saúde reformada, ampliada e com o programa Saúde Digital, além de uma escola com sala de informática, com 18 computadores, lousa eletrônica, no distrito da Matinha.

O vereador também citou como compromisso assumido pelo prefeito Tarcízio Pimenta, a pavimentação de duas ruas no bairro Conceição II: Rua Canto do Buriti e Rua Caratapema. Na oportunidade, Lulinha também elogiou a 10ª Festa do Trabalhador Rural, que ocorreu no último final de semana no distrito de Jaíba, evento patrocinado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Segundo o vereador, “foi uma festa muito bonita e bastante organizada, com várias apresentações musicais diante de um público numeroso”.

Frei Cal destaca matérias de jornal impresso sobre o tabagismo

O vereador Carlos Alberto – Frei Cal – (PMDB), hoje (31), em seu pronunciamento na sessão da Casa da Cidadania, destacou matérias do Jornal Folha do Estado sobre o tabagismo, publicadas no domingo (30). O edil informou que uma das matérias, cujo título “Aplicação de Lei e ações educativas reforçam combate ao fumo”, faz referência a lei de sua autoria que proíbe, no município de Feira de Santana, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

Segundo Frei Cal, um depoimento de um proprietário de restaurante, no referido jornal, salienta que 90% das pessoas que frequentam o estabelecimento dele respeitam a lei que proíbe o uso do cigarro. Na oportunidade, o vereador lembrou que 31 de maio é a data que comemora o Dia Mundial sem Tabaco. Em seguida, ele teceu elogios ao trabalho dos órgãos que combatem o fumo em Feira de Santana, em especial, o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (CAPS AD), que cuida de pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, como o cigarro.

Cantor recebe Título de Cidadão Feirense em clima de festa junina

Em clima de festa junina. Foi assim que o cantor Del Feliz Ramos de Oliveira recebeu o Título de Cidadão Feirense, na noite de sexta-feira (28), em sessão solene da Câmara Municipal. Os convidados para a solenidade, que foi presidida por Antônio Carlos Passos Ataíde, foram brindados com homenagem a Feira de Santana em forma de música, além de um coquetel típico da época.

“Sempre buscamos fazer o melhor que podemos”, afirmou Del Feliz em um discurso breve em que admitiu ser melhor cantando do que falando. Emocionado, ele agradeceu o título que considerou de “valor inestimável”, por lembrar as suas raízes e o seu sentido de luta. Nascido em Riachão do Jacuípe, o cantor veio para Feira de Santana aos 16 anos, mas retornou à cidade natal depois de muitas privações.

Pintor, balconista, telefonista e radialista foram algumas funções desempenhadas pelo homenageado, que chegou até ser candidato a vereador, antes de voltar para Feira de Santana para gerenciar uma loja e enveredar de vez pelo caminho da música. “Nesta cidade vivi momentos de construções e partilhas, criei laços de respeito e carinho”, frisou o cantor de forró que hoje vive em Salvador.

Del Feliz recebeu o título das mãos do vereador José Sebastião Alves de Souza (Bastinho), ao lado da mulher Dalva Celly Paiva e diante de amigos e autoridades, dentre as quais o vice-prefeito Paulo Aquino e o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo. Os convidados foram saudados por Bastinho, que falou sobre a trajetória de vida e a carreira do cantor.

De acordo com o vereador, além de cantor Del Feliz é compositor, arranjador, diretor musical e toca vários instrumentos, a exemplo de pandeiro, teclados e, claro, sanfona. Ele falou sobre o novo trabalho do artista, o CD em tributo a Aciolly Neto, e destacou o projeto “Cantos da Bahia”, que resgata as tradições das cidades. “Feira de Santana está inserida no projeto”, lembrou Bastinho.

Gerusa propõe Título de Cidadão Feirense à Milton Brito

A vereadora Gerusa Sampaio (PTD), na sessão desta segunda-feira (31), da Câmara Municipal, informou que está dando entrada numa indicação, que propõe o Titulo de Cidadão Feirense à Milton Pereira de Brito, chefe de gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta.

A vereadora disse que já conta com 18 assinaturas de seus pares para realizar a referida homenagem. Segundo Gerusa, “Milton Brito é natural do município de Serrinha, uma pessoa merecedora, que tem prestado relevantes serviços em Feira de Santana”.

Marialvo destaca ações do Governo Wagner no interior do Estado

O vereador Marialvo Barreto (PT), hoje (31), em seu pronunciamento na sessão legislativa, informou que o Governo Jaques Wagner realizará importantes obras no interior do estado, dentre elas: construção do Hospital Regional da Chapada Diamantina, no município vizinho de Seabra e a construção da Adutora que levará água do Rio São Francisco para região de Irecê.

“Na próxima sexta-feira, nós vamos ter um ato de assinatura de uma ordem de serviço do Governo do Estado da Bahia, que terá reflexo em Feira de Santana, apesar de a obra ficar a 365 km do nosso município, que é a construção do Hospital Regional da Chapada Diamantina. Hoje toda a população da Chapada Diamantina ou desce para Feira de Santana ou para Salvador, por falta de um hospital regional. Cerca de 50 milhões de reais serão aplicados nessa obra, para acabar com o isolamento, que durante a história da Bahia, deixaram na região central do estado. A região ficou – por muito tempo – desprovida dos equipamentos públicos e agora terá o seu grande hospital”, declarou o petista.

Em seguida, o vereador disse que visitou a obra da Adutora. “Eu estive, neste final de semana, nas cidades Xique-Xique, Central e Presidente Dutra e pude constatar a obra em pleno vapor, para trazer água potável do São Francisco para toda a região de Irecê e acabar o problema que amarra o desenvolvimento de Irecê”. Segundo Marialvo, a Braswey Nordeste S/A só está instalada em Feira de Santana porque Irecê não tinha água. “A Braswey molha a mamona de Irecê”, justificou o petista.

O vereador disse que essa obra faz parte da estratégia de desenvolvimento da região central do estado da Bahia. “O estado historicamente se desenvolveu pelas beiradas, o interior baiano era um vazio de desenvolvimento. Era o litoral com a indústria, o petróleo, o Pólo Petroquímico. Depois, lá no Sul da Bahia, o pólo de celulose, o turismo. Em seguida, veio a uva, a fruta irrigada para exportação de Juazeiro e, mais tarde na periferia Oeste, a soja. Só agora com o Governo Wagner nós podemos ter, neste momento, uma ação articulada de interiorizar para o centro da Bahia ações de desenvolvimento”, afirmou Marialvo.

Tourinho presta homenagem póstuma ao radialista Vanderlito José

O vereador Roberto Tourinho lamentou a morte do radialista Vanderlito José, ocorrido na noite do dia 28 de maio, no Hospital São Rafael, em Salvador, vítima de um câncer. Segundo o edil, o falecimento do radialista é uma grande perda para a cidade de Feira de Santana, sobretudo, para os meios de comunicação.

“Vanderlito José era um profissional de imprensa ético, comprometido com sua consciência profissional, além de uma voz privilegiada, que o fazia um comunicador nato nos inúmeros programas que apresentou. Seu falecimento consternou não apenas aos seus colegas de profissão, mas como todos aqueles que o companharam na sua luta pela recuperação da saúde. Por esse motivo, quero me associar a sua família, aos seus amigos e a imprensa feirense pelo passamento deste competente profissional”, declarou Tourinho.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]