Vale do Pati, na Chapada, recebe título de melhor Roteiro do Brasil

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com paisagens exuberantes e trilhas que atraem turistas de várias partes do mundo apaixonados por aventura, o Vale do Pati, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, foi o escolhido pelo Ministério do Turismo como o mais importante na categoria Roteiro Turístico Segmentado do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

O roteiro apresentado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Bahiatursa e Trekking no Vale do Pati, que se classificou em primeiro lugar, concorreu com projetos de outros estados, analisados de 14 a 16 de abril por uma comissão de especialistas.

Essa é a primeira vez que a Bahia se classifica no programa. O diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, destacou a importância do prêmio para o estado.

“É o reconhecimento do grande potencial que a Bahia possui, não só no turismo de aventura como em diversos outros segmentos turísticos. É importante que os destinos se adequem às exigências do Ministério do Turismo e ampliem cada vez mais a profissionalização”.

Considerado como um dos mais bonitos do país, o Trekking do Vale do Pati é uma caminhada de 76 quilômetros feita em cinco dias, que começa no Vale do Capão, no município de Palmeiras, passando por Mucugê, até chegar a Andaraí.

Durante o percurso, o turista tem a oportunidade de desfrutar de belíssimas cachoeiras pouco exploradas, visualizar espécies únicas de orquídeas e passar por campos muito altos, que proporcionam uma grandiosa visão da natureza.

Além dos atrativos naturais, o roteiro também oferece a oportunidade de convívio com os moradores do local, uma vez que não existem pousadas no Vale e as quatro noites do roteiro só podem ser passadas em casas de nativos, onde o viajante tem contato direto com a cultura local.

Este ano, o troféu contou com nove categorias e dez programas foram premiados. Das candidaturas recebidas, 57% foram apresentadas pela região Sudeste, 25% (Sul), 12% (Nordeste) e 6% (Centro-Oeste). Os vencedores receberão o Trófeu Roteiros do Brasil em cerimônia solene no dia 27 deste mês, dentro da programação oficial do 5º Salão do Turismo, em São Paulo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]