Uso de telefone celular ao volante é inaceitável, diz Ban

Até 90% das pessoas usam telefones celulares em alguns países enquanto dirigem e estudos indicam que isso aumenta o risco de acidentes em até 4 vezes.

A afirmação foi feita pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante coletiva de imprensa em Nova York após o lançamento de um esforço global para alertar sobre a falta de atenção ao volante.

Cultura de Segurança

Ban lembrou que todos os anos 50 milhões de pessoas ficam feridas e mais de 1,2 milhão morrem nas estradas pelo mundo. Cerca de 90% dessas fatalidades ocorrem em países de baixa e média renda.

Ele citou ainda que os acidentes nas estradas são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Ban Ki-moon disse que é preciso inserir uma cultura de segurança nas rodovias, que falar ao telefone ou enviar mensagens de texto pelo celular durante a condução de veículos é inaceitável e provoca mortes.

Instrução

O Secretário-Geral ressaltou que irá emitir uma instrução administrativa para promover a segurança nas estradas, salvar vidas e proibir todos os motoristas das Nações Unidas de enviar mensagens de texto enquanto dirigem.

*Com informações da Rádio ONU

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108163 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]