UNEB conquista título inédito para o Brasil em competição de robôs

Castelo de Osaka, Japão.
Castelo de Osaka, Japão.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) conquistou um título inédito para o Brasil. A equipe Bahia Robotic Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da instituição, venceu a RoboCup Japan Open 2010, na modalidade realidade mista. A competição mundial de futebol de robôs aconteceu entre os dia 1º e 4 de maio de maio de 2010, em Osaka (Japão).

Principal competição científica de robótica inteligente do Japão, a RoboCup nunca havia sido conquistada por equipes de fora do país asiático. A final foi disputada em um quadrangular, com a equipe da Uneb superando outros três times japoneses.

Foram utilizados microrrobôs com dimensões aproximadas de 2,5 centímetros cúbicos em um ambiente simulado. Para participar da modalidade realidade mista, os pesquisadores e estudantes do Acso prepararam códigos binários dos programas que controlaram os robôs durante as partidas. Esses códigos foram enviados para os organizadores do evento pela internet e, na hora dos jogos, eles colocavam os programas em operação para que os competidores pudessem controlar os robôs.
Atualmente os projetos do Acso estão concentrados nas áreas de planejamento de navegação de robôs e execução de habilidades específicas como passe e chute a gol.

Entre os dias 6 e 10 de abril, o BRT já havia conquistado o vice-campeonato da RoboCup Iran Open 2010, também na modalidade realidade mista. Criado em 2007, o Acso acumula conquistas em competições de futebol de robôs, a exemplo do bicampeonato brasileiro e o campeonato latinoamericano da modalidade realidade mista, do vice-campeonato brasileiro e latinoamericano da liga Simulação 2D, além de ter sido por duas vezes terceiro colocado na Robocup Brazil Open, na liga Simulação 2D. O BRT foi também por duas vezes a única equipe brasileira qualificada para a liga Simulação 2D da RoboCup.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112562 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]