UEFS e Funai querem fortalecer o apoio ao índio universitário

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) poderão firmar parceria para fortalecer a política de permanência de alunos indígenas, já desenvolvida pela Universidade. O assunto foi tratado em reunião ocorrida na sexta-feira da semana passada na Uefs entre o vice-reitor Washington Almeida Moura, o representante da Coordenação de Educação Indígena da Funai, Gustavo Almeida, e representantes de comunidades indígenas.

As ações afirmativas da Uefs voltadas para os alunos indígenas foram consideradas, pelo representante da Funai, como um exemplo para outras universidades. Gustavo Almeida, entusiasmado, afirmou que a Uefs é a única instituição do país a oferecer residência exclusiva para o índio, contribuindo para a inserção social de grupos historicamente excluídos.

Segundo o vice-reitor Washington Moura, “firmada a parceria com a Funai, a expectativa da Uefs é de conseguir recursos para ampliar a capacidade da residência do indígena”. Ele espera apoio financeiro através de Políticas Públicas do Governo Federal para a oferta de bolsas para os indíos.

A Funai se comprometeu em divulgar a política de ações afirmativas desenvolvida pela Uefs com o objetivo de atrair estudantes indígenas para a instituição, tendo em vista o vestibular de 2011, já que nos vestibulares anteriores as vagas oferecidas para esse e outros grupos não foram totalmente preenchidas.

A política de ações afirmativas da Uefs prevê 50% das vagas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos da 5ª a 8ª série na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas a alunos que se declararem afro-descendentes. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para alunos de comunidades indígena e quilombola.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]