Confira a coluna de Antônio Larangeira de 18 de maio de 2010

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

UEFS, ano 34

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana José Carlos Barreto e o vice-reitor Washington Almeida Moura estão convidando a comunidade para as comemorações dos 34 anos da Instituição, no dia 31 de maio.

Haverá apresentação cultural da Orquestra Sinfônica de Aracaju, às 19 horas, no Auditório Central, campus universitário. Está prevista, ainda, palestra do professor Naidson de Quintella Baptista sobre o tema “A Uefs e seu Contexto: do projeto à realidade”. Ao longo dos 34 anos de implantação, a Uefs tem se aprimorado na formação de cidadãos capazes de desempenhar o papel na definição dos destinos da sociedade brasileira.

“Busca-se preparar os egressos para o exercício de liderança profissional, intelectual e social, no sentido de realização pessoal e de participação ativa nas ações de combate às desigualdades sociais”, salienta o reitor José Carlos Barreto.

Hotel da Bahia

Segundo noticias procedentes da cap, o tradicional Hotel da Bahia, que foi adquirido pelo grupo CVC, deverá receber ampla reforma em suas instalações e passará ter o padrão de um Copacabana Pálace do Rio. É o objetivo do seu presidente Guilherme Paulos, que já convidou Paulo Gaudenzi para ser o diretor geral daquela casa hoteleira.

Aniversário

Programação artística de alto nível marcou a celebração do aniversário de 39 anos da Embasa sexta feira ultima (14) no Teatro Castro Alves. O som da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, formada pelo Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), acompanhado pela voz e talento do cantor Carlinhos Brown, agradou não apenas aos ouvidos de Jacques Wagner e do presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, mas a todos os convidados vips presentes no evento.

No repertório, músicas como Velha Infância, Candeal de Santo Antônio e Zambie Mamero ganharam arranjos que foram aplaudidos de pé. Na ocasião, o início da parceria entre o Neojibá e a Embasa foi selado com a entrega de um cheque da Empresa, pelas mãos do governador, ao maestro e pianista Ricardo Castro. A doação será destinada à aquisição de instrumentos musicais para novos núcleos do Neojibá.

Sanfoneiros

O Centro Universitário de Cultura e Arte já divulgou a relação dos instrumentistas classificados para a etapa final do 3ª Festival de Sanfoneiros, que acontece no dia 28 deste mês, a partir das 19h , no Centro de Cultura Amélio Amorim. A comissão encarregada de fazer a seleção foi composta pelo jornalista Geraldo Lima, o músico J. Sobrinho e o repentista João Crispim Ramos, além do cantor e compositor, Carlos Pita, consultor do Cuca na área de música. Ao todo, foram 45 sanfoneiros inscritos, não só da Bahia, bem como de outros estados, a exemplo de Igor Araujo, de Serra Talhada (PE). De Feira de Santana estão concorrendo Antonio Ramos, Argemiro Rodrigues, Carlos Neto, Luiz Andrade, Raul Lima, Sandro Costa, Neusa Carneiro, Valdecir Souza e Valério Carmo, além de Elton Mascarenhas, de apenas 12 anos, da cidade de Rafael Jambeiro.

Com a palavra

A Fundação Casa de Jorge Amado recebe,hoje às 17h, o premiado autor e antropólogo Ordep Serra, no projeto Com a Palavra o Escritor. O objetivo é aproximar o público do seu trabalho – cujo foco está justamente em temas tão caros à Bahia, como a Antropologia da Religião – estimulando o intercâmbio de ideias e experiências. O escritor terá um pouco da sua vida e obra apresentadas por Pedro Barbosa e, em seguida, fará comentários e responderá perguntas sobre a sua trajetória. Natural de Cachoeira (BA), Ordep Serra inicia sua vida acadêmica na Universidade de Brasília (UnB), onde realiza graduação em Letras e mestrado em Antropologia Social. Na Universidade de São Paulo (USP), torna-se doutor.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3158 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]