Secretaria da Educação realiza treinamento para Censo Escolar 2010

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Os secretários municipais e coordenadores de Educação dos 417 municípios baianos participam de encontros para discutir o Censo Escolar 2010. O treinamento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece de 17 a 21 de maio de 2010 em seis polos do estado, nos municípios de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ibotirama e Irecê.

As reuniões proporcionam a análise sobre o levantamento estatístico de 2009 e os novos procedimentos do sistema eletrônico Educacenso para 2010. “Discutir o Censo Escolar e avaliar os dados são ações necessárias para definir as políticas públicas educacionais”, afirma o coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho.

Para a secretária municipal de Ibotirama, Rosane Yamaguchi, “a participação dos municípios na realização do Censo Escolar é fundamental para o acompanhamento de matrícula, frequência e rendimento escolar. Desta forma, podemos visualizar quais as escolas que necessitam de mais atenção em relação às propostas pedagógicas”.

Base de dados – “As informações divulgadas pelo Censo Escolar, como o número de alunos, escolas, professores e taxas de aprovação e reprovação, constituem uma base para a formulação de políticas públicas e definição das verbas para merenda e transporte escolar”, explica Marcos Pinho. Estas informações também são referência para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a escolas, municípios e estados.

O Censo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Em 2009, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia criou um núcleo de controle de qualidade das informações, que realiza um minucioso trabalho de análise de consistência dos dados.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141157 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário