Confira a coluna de Antônio Larangeira de 24 de maio de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

O milho também bateu recordes, com a colheita de 1.479 milhão de toneladas nesta safra, 1,4% a mais que na anterior. Os números foram apurados pelo Conselho Técnico da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, Aiba. As condições climáticas favoráveis contribuíram para o aumento da produção de soja do Oeste da Bahia. Outro destaque é a área plantada de soja na região Oeste, que cresceu 6,8%, passando de 982 mil para 1,05 milhão de hectares. A produtividade do grão também apresentou aumento, saltando de 42,5 para 51 sacas de 60 kg por hectare.

Stricto sensu

Mais um curso de pós-graduação stricto sensu, acaba de ser implantado pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), em nível de mestrado acadêmico.

A área de concentração do curso é Linguagem e Sociedade, com duas linhas de pesquisas: “Aquisição, Variação e Mudança Linguística no Português” e “Práticas Textuais e Discursivas”. As inscrições para a primeira turma serão realizadas de 21 de junho a 9 de julho. São oferecidas dez vagas para portadores de diploma de graduação plena em Letras ou áreas afins.

Exposição

Escritos sobre a Imagem é o nome da nova exposição do professor Francisco Antônio Zorzo, do Departamento de Tecnologia da Uefs, que reúne um conjunto de reflexões do autor sobre a imagem na contemporaneidade. A mostra foi iniciada a partir das fotografias digitais disponíveis no acervo do autor. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 28 de maio no hall da Biblioteca Julieta Carteado.

Para Copa

Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo, a franqueada local da grife masculina Adji, Rita Meireles, lançou uma coleção limitada de camisas que promete dar um upgrade no visual dos torcedores baianos. São quatro modelos diferentes de pólo, todas produzidas em 100% algodão e estampadas com cores alusivas à torcida brasileira.

Fã de carteirinha da marca, o cantor Adelmo Casé foi um dos primeiros a encomendar sua nova moda canarinho. “Além de serem confortáveis e elegantes, as camisas têm uma excelente relação custo x benefício”, afirmou o vocalista da banda “Negra Cor”.

Conferencias

Juventude”, “Igualdade Racial” e o “Cenário do Audiovisual no século XXI” serão os temas dos encontros do Ciclo de Conferências, que começaram ontem e se prolongarão até sexta feira próxima. Nesta edição, o ciclo contará com a participação da museóloga e gestora cultural, Morgana Eneile, do doutor em Administração, Elias Sampaio, e do cineasta brasileiro, Orlando Sena. Promovido pela Fundação Pedro Calmon/Secult, o ciclo tem como objetivo debater os novos horizontes do Brasil para os próximos 50 anos.

Para encerrar as conferências do mês de maio, o roteirista e diretor baiano, Orlando Sena, traçará um panorama do audiovisual no século XXI. Sena estreou no cinema como assistente de Roberto Pires em Tocaia no asfalto (1962). Em 1960, lançou o seu primeiro longa-metragem, A construção da morte (1969). Em 2003 assumiu o posto de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e em 2007, o de diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação, coordenando o desenvolvimento da TV Brasil, o novo canal de televisão pública do país, cargo que deixou em junho de 2008.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3178 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.