Professor da UEFS expõe Escritos sobre a Imagem

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Escritos sobre a Imagem é o nome da nova exposição do professor Francisco Antônio Zorzo, do Departamento de Tecnologia da Uefs, que reúne um conjunto de reflexões do autor sobre a imagem na contemporaneidade. A mostra foi iniciada a partir das imagens digitais disponíveis no acervo fotográfico do autor. Os trabalhos ficarão expostos de 17 a 28 de maio de 2010 no hall da Biblioteca Julieta Carteado, campus universitário.

Os painéis, contendo fotos e textos, foram construídos a partir de uma noção ambivalente. “Por um lado, fizemos uma observação crítica, introduzindo questões quanto ao tratamento e ao uso da imagem; por outro lado, efetuamos um elogio explícito à imaginação e à criação visual”, comenta.

Os textos versam sobre o ato de contemplar uma imagem. “Ou, ainda, comentam alguns resultados visuais obtidos a partir da manipulação de um objeto representado”, explica Zorzo. “Quando a série de fotos foi organizada, após uma garimpagem, pinçaram-se, criteriosamente, algumas delas. A tais fotos se associaram pequenos textos ou aforismos”.

Segundo o professor os aforismos deslocam a imagem para um contexto explicitante. “Eles agregam um intento de reflexão, versando, na sua maioria, sobre alguns problemas da imagem, do ato de olhar e de consumir imagens”, conclui. O lançamento será às 16 horas da próxima segunda-feira.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário