Primeiro-ministro de Portugal manifesta apoio à política internacional do Governo Lula

José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal.
José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal.

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, manifestou hoje (27/05/2010) apoio à ação política brasileira na crise que envolve o programa de enriquecimento de urânio iraniano. De acordo com Sócrates, a iniciativa do Brasil de buscar um acordo entre o Irã e as potências ocidentais foi um “passo na direção certa”, que agora precisa ser acompanhado pela comunidade internacional.

“A iniciativa do presidente Lula foi em favor da paz e do respeito pelo direito internacional. Foi recebida pela comunidade internacional com a satisfação de ver alguém dar uma passo no sentido do respeito”, disse Sócrates, em São Paulo, em entrevista na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ele afirmou ainda que espera que o presidente Lula continue sua carreira política, após o término de seu mandato, na área internacional. “O capital político internacional do presidente Lula é enorme. É enorme em todos os setores políticos em todos os continentes. Espero que o presidente Lula tenha consciência que seu capital político deverá continuar a ser posto a serviço da política internacional, para a paz, o desenvolvimento e para a cooperação”, ressaltou.

O primeiro-ministro português disse que apoiaria o presidente brasileiro a assumir um cargo de relevância internacional. E que seria natural a esquerda democrática europeia, da qual Sócrates faz parte, fazer o mesmo.

“O presidente Lula mostrou que a esquerda democrática latino-americana sabe governar bem, sabe governar com responsabilidade, sabe governar reforçando a confiança. Sou da esquerda democrática da Europa e tenho certeza que a esquerda democrática vai apoiar o presidente Lula com grande admiração”.

Sócrates se reuniu em São Paulo com empresários portugueses e brasileiros para tratar dos investimentos que poderão ser feitos no país para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]