Presidente Lula anuncia nesta quinta-feira plano de combate ao crack

Presidente Lula regressa de Portugal e lança pacote de combate as drogas.
Presidente Lula regressa de Portugal e lança pacote de combate as drogas.
Presidente Lula regressa de Portugal e lança pacote de combate as drogas.
Presidente Lula regressa de Portugal e lança pacote de combate as drogas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar amanhã (20/05/2010), durante a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o plano interministerial de combate ao crack. Tema de várias reuniões no governo nas últimas semanas, o plano terá três frentes: combate, prevenção e tratamento.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, em relação ao combate à droga, a intenção do governo é reforçar a fiscalização nas fronteiras, principalmente com o Peru, a Bolívia e Colômbia, para impedir que o crack entre no país. A ideia seria usar a Polícia Federal, as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança Pública nesse trabalho.

O plano prevê também a capacitação de lideranças comunitárias, professores e outros agentes das sociedade civil para serem multiplicadores de informações sobre os riscos do uso da droga e seu poder de dependência. Além disso, o governo pretende ampliar o atendimento dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps), do Ministério da Saúde, para tratar dependentes do crack. Entre as opções, está a possibilidade de que eles funcionem 24 horas por dia.

Lula deve aproveitar o evento com prefeitos de todo o país para ressaltar a importância do engajamento dos gestores municipais no enfrentamento da droga e nos males causados pelo crack.

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a apreensão da pasta base de cocaína – usada para produzir as pedras de crack – cresceu de 500 quilos, em 2008, para 4,5 mil quilos em 2009. Proporcionalmente, acrescentou Barreto, a apreensão de crack foi maior do que outros tipos de droga, como a maconha e a própria cocaína.

No plano de ação de combate ao crack, o governo federal também deve trabalhar para obter dados mais precisos sobre o consumo da droga nas cidades brasileiras.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108660 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]